31 de agosto de 2013

ROTARY DE BOM JESUS REALIZARÁ SERESTA - 14 DE SETEMBRO







O Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana realizará no próximo dia 14 de Setembro, em sua sede, uma Seresta Dançante objetivando angariar fundos para suas obras sociais.
Abrilhantará o evento o músico HENRIQUE NERY, de Araruama.


AGUARDAMOS SUA PRESENÇA!

ROTARY presta homenagem ao Pe. Vicente Osmar pelo Dia do Padre



No último dia 26 de Agosto o Rotary de Bom Jesus, em comemoração ao DIA DO PADRE, homenageou o Pe. Vicente Osmar, Vigário da Paróquia do Senhor Bom Jesus, de nossa cidade. Na ocasião o homenageado recebeu um certificado entregue pelo rotarianos Roney e Humberto.



30 de agosto de 2013

31 de Agosto -Dia do Nutricionista



No dia 31 de agosto, data desta profissão, o Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN) reconhece que a categoria vem ganhando destaque na sociedade brasileira pelos serviços prestados.
Para a nutricionista Christina Maia, o profissional da área “atua como orientador e educador no que diz respeito à alimentação adequada para prevenir e tratar as doenças”. Com esse objetivo, as cerca de 280 universidades de nutrição ensinam a diferenciar hábitos alimentares, a interpretar fatores culturais e sociais na formação de cardápios. Enfim, a promover a saúde alimentar da sociedade.
A profissão no Brasil está estruturada. Tem Conselho Federal dos Nutricionistas (CFN) e código de ética. Essa é uma realidade que vem sendo construída nas últimas seis décadas.
Nos anos 40, sugiram as primeiras universidades da área. A importância do nutricionista poderia ser resumida num provérbio antigo: "Nós somos o que comemos".
Hoje, a atuação do nutricionista é tão abrangente que é necessário, além dos conhecimentos acadêmicos, ter habilidades extras, como a capacidade de enfrentar situações aflitivas e conflitantes; lidar de forma positiva com as adversidades; manter a perseverança; e ainda desenvolver uma grande resistência às frustrações.
O Papel da Alimentação na Prevenção e Tratamento das Doenças

Todos sabem que a alimentação equilibrada é fundamental para preservar a saúde e prevenir doenças, pois os alimentos são fontes de vitaminas e minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.
Porém a maioria das pessoas não sabe alimentar-se de forma adequada e por este motivo surgem doenças que poderiam ter sido prevenidas.
Como exemplo temos a doença diverticular causada pela deficiência de fibras na dieta; a osteoporose por deficiência de cálcio; a anemia por deficiência de ferro, e tantas outras. .
Além do papel preventivo, a alimentação adequada também é fundamental no tratamento das doenças que muitas vezes se agravam por falta de orientação adequada.
Como exemplo temos o diabético que se preocupa em não consumir açúcar e desconhece que alimentar-se nos horários certos também é importante, pois a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) é tão perigosa quanto a hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue);
O paciente obeso, que tão preocupado em emagrecer, corta radicalmente o consumo de carboidratos (massas e pães) pois desconhece o fato de que 1g de carboidrato fornece 4 calorias e 1g de gordura fornece 9 calorias.
Será mesmo que o pão engorda ? São tantos exemplos.
O que faz o nutricionista então ?
O nutricionista atua como orientador e educador no que diz respeito a alimentação adequada para prevenir e tratar as doenças.
É o profissional indicado e o mais capacitado para esta tarefa, pois conhece à fundo os alimentos e trabalha com dietas personalizadas, respeitando as diferenças de hábitos alimentares, estrutura física e situações fisiológicas especiais, tornando o tratamento das doenças mais eficiente e mantendo a saúde das pessoas que acreditam neste provérbio: "nós somos o que comemos".
Fonte: www.fomezero.gov.br

29 de Agosto - DIA DE COMBATE AO TABAGISMO




29 de Agosto - DIA DE COMBATE AO TABAGISMO

O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.
Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.
Uma pesquisa realizada entre 2002 e 2003 com pessoas de 15 anos ou mais, em 15 capitais brasileiras, mostrou que Porto Alegre tem o maior índice de fumantes do país.
Dia Nacional de Combate ao Fumo 
Mesmo assim, o consumo tem se mantido estável. Isto porque o cigarro causa dependência química, o que torna difícil para o fumante abandonar o hábito. No cigarro, assim como em todos os outros derivados do tabaco, a nicotina faz o papel de vilã.
Esta droga é uma substância psicoativa, ou seja, produz sensação de prazer, o que pode induzir o abuso e a dependência. Com o tempo, o fumante necessita de cada vez mais doses da substância para proporcionar aquela sensação inicial de prazer.
O aumento no consumo agrava a dependência, o que aumenta as possibilidades de se contrair doenças debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.
Mas parar de fumar não é impossível. Confira aqui as dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável!
Parada Imediata
Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.
Parada Gradual
Você pode utilizar este método de duas formas:
Reduzindo o número de cigarros
Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
no segundo - 25
no terceiro - 20
no quarto - 15
no quinto - 10
no sexto - 5
O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
Retardando a hora do primeiro cigarro
Por exemplo:
no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas
no segundo às 11 horas
no terceiro às 13 horas
no quarto às 15 horas
no quinto às 17 horas
no sexto às 19 horas
no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro
A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.
Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa.
Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.
Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.

Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

28 de agosto de 2013

Dia Nacional dos Bancários - 28 de Agosto


Os trabalhadores bancários, no dia 28 de agosto, comemoram o seu dia.

Em 1951, os bancários brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria seria unificada nacionalmente. As principais reivindicações pediam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. As sucessivas tentativas de negociação fracassaram. Os bancários recusaram o dissídio coletivo e, em São Paulo, realizaram paralisações simbólicas de minutos, dos dias 12 de julho a 2 de agosto. Os banqueiros acenaram com um reajuste em torno de 20%, mas os bancários de São Paulo mantiveram sua reivindicação.
No dia 28 de agosto de 1951, uma assembléia histórica no Sindicato dos Bancários, contando com a presença de 28% da categoria, decidiu ir à greve para conseguir seus direitos. A greve foi deflagrada e logo duramente reprimida. O DOPS prendia e espancava os grevistas. Em todo o Brasil a manipulação da imprensa levou os bancários de volta ao trabalho, mas a categoria em São Paulo resistiu e, em conseqüência, a repressão aumentou. Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Centenas de bancários foram demitidos e as comissões por bancos foram desmanteladas pelos banqueiros. Mas, como resultado mais positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra e provocou, também, a criação do Dieese em 1955.
Isto não significa que a organização do movimento de bancários tenha apenas 50 anos. Não! Suas lutas começaram muito antes. E, como em 1951, a categoria repetiu em outros anos manifestações semelhantes, que garantiram conquistas hoje incorporadas a sua vida laboral. É o caso da jornada de 6 horas, do fim do trabalho aos sábados, da convenção coletiva nacional, do tíquete-refeição, do tíquete-alimentação, da participação nos lucros e resultados, além de outros direitos duramente conquistados.
Hoje, os bancários precisam mais uma vez inovar nas respostas aos constantes ataques de que são alvo. Com a queda nas taxas inflacionárias, o estreitamento da margem de negociação e a diversificação do mercado financeiro após o Plano Real, novas táticas de convencimento, mobilização e luta precisam ser adotadas, principalmente na discussão dos índices de recomposição salarial. Mas esse novo modo de encarar a campanha não se resume, pura e simplesmente, às necessidades salariais da categoria.
O movimento sindical não soube acompanhar a extraordinária transformação por que passou e passa o Sistema Financeiro Nacional. Existe uma série de medidas que vêm transformando os métodos de trabalho e a forma como o empregado se relaciona com a empresa, com os clientes e com seus próprios colegas.
Fonte: UFGNet

Anne Matthews é a primeira mulher a assumir a função de vice-presidente do RI



O Rotary atingiu mais um marco com Anne L. Matthews, do Rotary Club de Columbia East, EUA, ocupando a cadeira da vice-presidência do Rotary International. Anne é a primeira mulher a desempenhar esta função.


“As mulheres têm contribuído muito ao Rotary”, disse Matthews, que também é a primeira mulher a servir tanto como curadora da Fundação Rotária como diretora do RI. “Aquela imagem de 'clube do bolinha' se dissipou e não volta mais. Tanto faz se o trabalho é feito por um homem ou por uma mulher; o que importa é que a pessoa seja eficaz. Estou muito orgulhosa de ser a primeira vice-presidente e muito grata aos pioneiros da Califórnia que lutaram pela adesão das mulheres no Rotary.”


Anne Matthews já serviu como coordenadora da Fundação Rotária, representante do presidente do RI, instrutora do Seminário para Líderes de Treinamento, membro da Comissão do Visão de Futuro, líder de treinamento e governadora de distrito. Recebeu o Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em Si, a Menção da Fundação Rotária por Serviços Meritórios e o Prêmio por Serviços Eminentes. É Benfeitora, Doadora Extraordinária, membro da Sociedade de Doadores Testamentários e da Sociedade Paul Harris.

Formada em administração e economia com doutorado pela Universidade de South Carolina, ela teve uma carreira de sucesso como presidente da firma de consultoria educacional Matthews and Associates. Anne já serviu em diversos conselhos, inclusive o da faculdade em que se formou.


Anne Matthews começou a frequentar reuniões de Rotary Clubs em 1989, por recomendação de seu pastor, e não demorou muito para que ela se tornasse ativamente envolvida em seu clube. Ela diz que os momentos inesquecíveis para ela foram imunizar crianças contra a pólio na Índia, abrir poços d'água na selva amazônica e preparar comida para os que têm fome.


“Faz muito bem para mim falar e ouvir as histórias transformadoras que acontecem por causa do Rotary.”


fonte:  brasilrotario

27 de agosto de 2013

Para Reflexão.






RESPOSTA RÁPIDA:

Você se interessa pelo desempenho de seu Clube?
O seu Clube se interessa pelos problemas de sua comunidade?

Desinteresse: Eis a causa maior de muitos clubes estarem apáticos, monótonos e desinteressantes, sem perspectivas e sem desenvolvimento do seu quadro social.

Basta que cada rotariano pense e dedique apenas meia-hora (trinta minutos) por semana ao Rotary para que seu Clube se torne forte e atuante.

Isto depende de você, Companheiro!

Pense nisto.

(fonte: Carta mensal nº 01, Julho de 2013)

26 de agosto de 2013

Instrução rotária


Quais são os lemas oficiais do Rotary?

R.:  Os lemas oficiais do Rotary São "Dar de Si Antes de Pensar em Si" e "Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve".
O primeiro é o lema principal da organização. O segundo foi modificado em 2010 pelo Conselho de Legislação, com a substituição do verbete they pelo verbete one na sua versão em inglês, o que não afetou a versão em português.

"Fazendo o bem no Mundo" é o lema da Fundação Rotária.

"Companheirismo através do Servir" é o lema do Rotaract.

A História do Rotary




NOSSA HISTÓRIA


"SEJA QUAL FOR O SIGNIFICADO DO ROTARY PARA NÓS, PARA O MUNDO, ELE SERÁ CONHECIDO PELOS RESULTADOS QUE CONQUISTAR."
— PAUL P. HARRIS
Nossa organização de 1,2 milhão de associados começou com a visão de um homem: Paul P. Harris.
Em 23 de fevereiro de 1905, o advogado de Chicago formou uma das primeiras organizações de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, como um lugar onde profissionais com conhecimentos distintos poderiam trocar ideias e fazer amizades significativas e duradouras. O nome Rotary surgiu da prática inicial de fazer um rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.
NOSSO COMPROMISSO CONTÍNUO
Nós, rotarianos, não apenas presenciamos grandes eventos da história, mas também fizemos parte deles. Desde o início, três características principais permanecem fortes em toda a história do Rotary:
Somos verdadeiramente internacionais. Apenas 16 anos após nossa fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje, trabalhamos juntos, em diversas partes do globo, virtualmente e ao vivo, a fim de resolver alguns dos problemas mais desafiadores do nosso mundo.
Perseveramos em épocas difíceis. Durante a Segunda Guerra Mundial, Rotary Clubs da Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Japão foram forçados a se dissolver. Apesar dos riscos, vários continuaram se encontrando informalmente e, após o fim da guerra, eles se juntaram para reconstruir seus clubes e seus países.
Nosso compromisso com o servir é contínuo. Começamos nossa luta contra a pólio em 1979 com um projeto para imunizar 6 milhões de crianças nas Filipinas. Em 2012, apenas três países continuam endêmicos — em 1988 eram 125.
[h3] Rotarianos notáveis
Os rotarianos são seus vizinhos, líderes em sua comunidade e algumas das pessoas incríveis que fizeram história no mundo: 
·         Warren G. Harding, presidente dos EUA
·         Jean Sibelius, compositor finlandês
·         Dr. Charles H. Mayo, cofundador da Mayo Clinic
·         Guglielmo Marconi, inventor italiano do rádio sem fio e ganhador do Prêmio Nobel
·         Thomas Mann, escritor alemão e ganhador do Prêmio Nobel
·         Friedrich Bergius, químico alemão e ganhador do Prêmio Nobel
·         Almirante Richard E. Byrd, explorador americano
·         Jan Masaryk, ministro tcheco das Relações Exteriores
·         H.E. Soleiman Frangieh, presidente do Líbano
·         Dianne Feinstein, senadora dos EUA
·         Manny Pacquaio, boxeador filipino campeão do mundo e deputado
·         Richard Lugar, senador dos EUA
·         Frank Borman, astronauta americano
·         Edgar A. Guest, poeta e jornalista americano
·         Sir Harry Lauder, apresentador escocês
·         Franz Lehar, compositor austríaco
·         Lennart Nilsson, fotógrafo sueco
·         James Cash Penney, fundador da JC Penney Co.
·         Carlos Romulo, presidente da assembleia geral das Nações Unidas
·         Sigmund Sternberg, empresário e filantropo inglês
Está pronto para fazer história conosco? Participe.

27 DE AGOSTO = DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS



27 de Agosto
Um pouco da história
No dia 27 de agosto é comemorado o dia do Corretor de Imóveis. A profissão surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como forma de vida, como profissão.
O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário.
O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas.
Nos anos 40 os Corretores de Imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da profissão do Corretor de Imóveis em todo o Brasil.
Dia do Corretor de Imóveis
O Corretor
Todo Corretor de Imóveis tem por obrigação estar inscrito e em dia com suas obrigações junto ao CRECI/SC. O Corretor de Imóveis se identifica facilmente através da Cédula de Identidade expedida pelo CRECI (de cor verde), ou da Carteira Profissional, também expedida pelo CRECI (de cor vermelha).
Na dúvida não assine documento algum sem antes informar-se no CRECI sobre a situação do profissional que está lhe oferecendo um serviço de corretagem.
A Profissão
Conforme determina o Artigo 2º da Lei nº 6.530/78 e o Artigo 1º do Decreto nº 81.871/78 "o exercício da Profissão de Corretor de Imóveis será permitido ao possuidor do título de Técnico em Transações Imobiliárias". O título a que se refere estes Artigos é o Diploma fornecido pelo Estabelecimento de Ensino ao concluinte do curso de Técnico em Transações Imobiliárias - TTI.
Por se tratar de curso técnico, o interessado deve ter concluído o 2º Grau ou estar cursando, simultaneamente com o TTI, a 3ª série do 2º Grau. Após a habilitação profissional e de posse do Diploma, o interessado deverá se dirigir ao Conselho Regional de sua jurisdição, a fim de promover sua inscrição.
Portanto, os interessados em exercer a profissão de Corretor de Imóveis que não atendam estes requisitos e, mesmo assim, insistam em exercê-la, estão infringindo ao Artigo 47 do Decreto-Lei nº 3.688, de 03 de outubro de 1941 (Lei das Contravenções Penais), passíveis assim, de punição na forma da Lei.
Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária. (Art. 3º da Lei nº 6.530 e Art. 2º do Decreto nº 81.871).
As atribuições do Corretor de Imóveis poderão ser exercidas, também, por Pessoa Jurídica, desde que, se inscreva no CRECI e tenha como sócio-gerente ou Diretor um Corretor de Imóveis individualmente inscrito e sujeita-se aos mesmos deveres e tem os mesmos direitos das Pessoas Físicas (Art. 6º da Lei nº 6.530 e Art. 3º do Decreto 81.871).
O falso profissional
Preste bastante atenção: Indivíduos que se passam por corretor de imóveis são "Contraventores Penais", Sujeitos a punições estabelecidas em Lei por exercer ilegalmente a profissão de Corretor de Imóveis.
Essas pessoas, geralmente dão prejuízos a sociedade e a você que pretende comprar ou vender seu imóvel.
Não alimente a atitude ilícita do contraventor, pois ele vai tirar o seu sono. Peça a carteira de identificação expedida pelo CRECI/SC; se o indivíduo não a possuir, denuncie-o no CRECI/SC e na Delegacia de Polícia mais próxima, por Exercício Ilegal da Profissão.
A Regulamentação e as Leis
A regulamentação da profissão de Corretor de Imóveis data de 27 de agosto de 1962, por ocasião da sanção, pelo então Presidente do Senado Federal, Senador Auro Soares de Moura Andrade, da Lei nº 4.116. Por este motivo, o Dia Nacional do Corretor de Imóveis se comemora em 27 de agosto.
A modernização dos tempos e das próprias leis, levou o então Ministro do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto a apresentar ao Congresso Nacional, Projeto que se transformou na Lei nº 6.530/78, sancionada em 12 de maio de 1978 e regulamentada em 29 de junho do mesmo ano pelo Decreto nº 81.871/78.
Estes Diplomas legais regulamentam, até hoje, a profissão e criaram o Conselho Federal e os Regionais como órgãos de disciplina e fiscalização do exercício da profissão, constituídos em autarquia, dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa, operacional e financeira.
Fonte: www.cofeci.gov.br

21 de agosto de 2013

SIGLAS ROTÁRIAS




Siglas da Literatura Rotária.


ABENIL        Associação Beneficente dos Excepcionais de Nilópolis
ABIJ              Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens
ABTRF          Associação Brasileira da “The Rotary Foundation”
AD                 Assembleia Distrital
ADIR             Associação Distrital de Rotary
ADIRC          Assembleia Distrital de Rotaract Clubs
ADMCR       Assessoria Distrital de Mobilização de Clubes para Resultados
AGIR             Agência de Instrutores Rotários do Distrito 4.570
ANP              Arquivo Nacional de Projetos
AO                 Resíduo de pagamento a maior
AU                 Resíduo de pagamento a menor
APAR            Associação Patrulha Jovem
ARNI             Associação dos Rotarianos de Nova Iguaçu
ARNIL          Associação dos Rotarianos de Nova Iguaçu Leste
ARV               Assessoria Rotary Virtual
ASFAR          Associação de Famílias de Rotarianos
BALIM         Banco de Alimentos
BCR               Banco de Cadeira de Rodas
BR                  Revista Brasil Rotário
CD                 Conselho Diretor
CDA              Comissão Distrital de Alfabetização
CDFR            Comissão Distrital da Fundação Rotária
CDLR            Comitê Distrital de Lideranças Rotárias
CDRA           Coordenadoria Distrital de Recursos para a Alfabetização
CDS               Equipes de Suporte a Clubes e Distritos
CER               Centro de Estudos Rotários
CHF               Joia de admissão
CIEE              Centro de Integração Empresa Escola
CIP                Comissão Interpaíses Brasil-Portugal
CIPP             Comissão Internacional Polio Plus
                        Concentrated Language Encounter – Método de ensino aplicado
CLE                no Projeto Lighthouse.
CNR              Código Normativo do Rotary
CODIRC      Conferência Distrital de Rotaract Clubs
COMBRAP                        Comissão Brasileira de Assistência a Projetos Rotários
CONARC     Conferência Nacional de Rotaract Clubs
CP                  Companheiro
                        Centros Rotary para Estudos Internacionais da Paz
CREI              e Resolução de Conflitos.
CRFR            Coordenador Regional da Fundação Rotária
D                    Distrito
DERI             Diretor Eleito de Rotary International
DIN               Rede Informática Sobre Doações
DNI               Dia Nacional de Imunização (campanha Pólio Plus)
DNVS           Dias Nacionais de Vacinação contra a Pólio
DQRS           Desenvolvimento e Retenção do Quadro Social
DQA (DQS)
                        Desenvolvimento do Quadro Associativo (Desenv. Quadro Social)
DRI                Diretor do Rotary International
EDRI              Ex-diretor do Rotary International
EGA               Ex Governador Assistente
EGD              Ex-governador de Distrito
ENERC         Encontro Nordestino de Rotaract Club
EPRI              Ex-presidente do Rotary International
EPRC            Ex-presidente de Rotary Club
ERA & EIA Encontro Rotaractiano e Interactiano da Amizade
EREY             Recursos “Todos os Rotarianos Todos os Anos”
EVPRI           Ex-vice-presidente do Rotary International
FDUC            Fundo Distrital de Utilização Controlada
FR                  Fundação Rotária
FRSP             Fundação Rotária de São Paulo
FRET             Fundação Rotária de Educação para o Trabalho
GA                 Governador Assistente
GATS            Seminário de Treinamento para Governadores Assistentes
GD                 Governador de Distrito
GE                  Governador Eleito
GDE              Governador de Distrito Eleito
GDI               Governador de Distrito Indicado
GETS             Seminário de Treinamento para Governadores Eleitos
ICT                 Interact Club
IGE                Intercâmbio de Grupos de Estudos
IIJ                   Intercâmbio Internacional de Jovens
IRA                Intercâmbio Rotário da Amizade
IRB                Instituto Rotário do Brasil
IRL                 Instituto Rotary de Liderança
INTEROTA  Conferência Internacional Trienal do Rotaract
MIS               Cobrança rateada da revista
MOPI           Movimento Pró Idoso
MUNA         Modelo de Assembleias das Nações Unidas
NRDC           Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário
NRTC            Núcleo Rotary de Trabalho Comunitário
OMIR-Brasil                     Organização Multidistrital de Informação de Rotaract Clubs
ONGS           Organizações Não Governamentais
PETS             Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos
PDS               Projeto Distrital Simplificado
PIJ                 Programa de Intercâmbio de Jovens
PRI                Presidente do Rotary International
PLC               Plano de Liderança de Clube
PLD               Plano de Liderança Distrital
PLOP            Países de Língua Oficial Portuguesa
PNI                Programa Nacional de Intercâmbio
POLIO PLUS                     Programa de alta prioridade do Rotary International e da
Fundação Rotária, para erradicar a poliomielite no mundo
PRI                Presidente de Rotary International
RC                  Rotary Club
RCT               Rotaract Club
RDA              Representante Distrital Assistente
RDI                Representante Distrital de Interact
                        Representante Distrital de Rotaract.
RDR              (Utiliza-se também somente RD)
                        Rotarians For Fighting Aids (Rotarianos pela Luta
RFFA             contra a AIDS)
RI                   Rotary International
RIBI               Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda
RIBO             Rotary  International Brazil Office
                        Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde
RIDES           Tropical nos Países de Língua Portuguesa
RIPFD          Iniciativa Rotária para População e Desenvolvimento
RIMC            Coordenador do Quadro Social do RI
ROTASUL   Encontro Sul Brasileiro de Rotaract Club
ROCT IN RIO                   Encontro Carioca e Fluminense de Rotaract Club
                        Grupos de ex-participantes do Intercâmbio de Jovens que
ROTEX         se reúnem para promover companheirismo.
RSS                Realy Simple Sindication
RYE                Intercâmbio de Jovens do Rotary  (Rotary Youth Exchange)
RYLA             Seminário de Treinamento para Liderança Juvenil
SAR               Quotas Per Capita Semestrais
SCM              Serviços à Comissão Mundial
SDS               Subsídio Distrital Simplificado
SE                   Subsídio Equivalente
                        Sistema pelo qual os subsídios da Fundação Rotária
SHARE         são distribuídos Internacionalmente.
SHARE em inglês significa compartilhar.
SOS               Serviços de Obras Sociais
SPP               Síndrome Pós-Poliomielite.
STAR             Treinamento Especial para Ação Rotária.
TRC               Treinamento Rotário Continuado.
WCS             (sigla inglesa) – Serviço à Comunidade Mundial.
YEN               Rede de Emprego de Jovens.
YEO               Dirigente do Intercâmbio de Jovens

3-H                Subsídios, Saúde, Fome e Humanidade.

Brasil é o segundo colocado em participações na campanha Maior Comercial do Mundo


Brasil Rotário

Mostrando a força do Rotary no país, o Brasil alcançou o segundo lugar no ranking de participações da campanha Maior Comercial do Mundo, que divulga na internet a batalha do Rotary contra a pólio. Celebridades brasileiras como Isabelli Fontana, Michel Teló e Thiago Lacerda também participaram da iniciativa e deram sua contribuição para a forte presença do Brasil no Maior Comercial do Mundo.

Confira a lista com os cinco países que mais enviaram contribuições:

1 – Espanha

2 – Brasil

3 – Portugal

4 – Estados Unidos

5 – Coreia do Sul

19 de agosto de 2013

ROTARY DE BOM JESUS PRESTA HOMENAGENS




O Rotary Club de Bom Jesus do  Itabapoana presta homenagens aos profissionais por ocasião do Dia do Advogado, do Garçom, do Fotógrafo, do Soldado e ao Foto Real por sua 42ª Exposição Fotográfica.
Pelo Dia do Advogado foi homenageado o Dr. Felipe, Defensor Público em  nossa Comarca; Pelo Dia do Garçom foi homenageado o profissional José Renato Faria da Costa. Pelo Dia do Soldado foi entregue uma comenda ao Sargento Comandante e pelo Dia do Fotógrafo foram homenageados os profissionais do Foto Real que foi liderado, nesta ocasião, pelo  Francisco Jose e Cristina.
Alguns registros fotográficos do evento:
















DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO





Rotary International recomenda que em Agosto seja comemorado o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão – DQA. No entanto, proponho que todos os meses tenham como foco principal o Quadro Associativo, pois precisamos crescer em quantidade de qualidade, reter os nossos atuais associados e criar novos clubes.

Para crescer com maior facilidade, nossos clubes precisam tornar-se Atrativos – Objeto de Desejo! Muitos de nós esperamos ansiosamente por um convite para ingressar em Rotary. Por que isso acontecia? Porque os clubes eram parceiros da comunidade, realizavam importantes projetos, estavam em evidência e tinham representatividade! Esse conjunto gerava atratividade e forte desejo de participar. É essa que deve ser a meta de todos os clubes! Se atingida, facilitará muito nosso crescimento!
Sempre é bom lembrar que a busca de novos associados ajuda a reoxigenar os clubes, pois novos associados trazem novas ideias, energia, diversidade e nos rejuvenescem. Unir essa expectativa com a experiência dos associados atuais, tornará o clube muito maior, melhor e mais forte. Onde buscá-los? Profissionais de áreas específicas, donos de empresas, executivos, administradores, bem como aposentados que exerciam funções nas áreas mencionadas, líderes comunitários dedicados à prestação de serviços, ex-participantes de programas do Rotary e Fundação Rotária.

De nada adianta trazer novos associados se não soubermos retê-los! Um dos fatores para a retenção é que haja Atratividade Interna. As reuniões precisam ser objetivas e interessantes de tal forma que a próxima seja esperada ansiosamente! Para isso precisam ser bem organizadas, com programas que permitam o crescimento pessoal e profissional, forte companheirismo e o envolvimento da família rotária. Os associados devem ser ouvidos e convidados a participar de sua programação. Além disso, não podem ser descuidados dois aspectos:

a) Orientação: esse processo deve começar assim que o associado potencial é identificado para que possa tomar a decisão correta quando for formalmente convidado a ingressar no Rotary e deve continuar assim que admitido. Além disso, deve ser engajado em atividades do clube para que se sinta envolvido e, assim, compreenda de fato o que significa ser rotariano;

b) Atualização: todos precisam conhecer as mudanças que ocorrem em Rotary; apesar de elas serem divulgadas no site do RI, na revista Brasil Rotário, na carta mensal do governador e através de mensagens, precisam ser levadas ao conhecimento de todos.

Lembro que “Só Se Ama o Que Se Conhece”! Essa é a “chave” para a retenção do quadro associativo.

E a Expansão? Que tal seu clube apadrinhar um novo Rotary Club! Ainda temos muitas localidades que ainda não dispõe ou contam com número de clubes muito reduzido em relação à real possibilidade de existência. Olhe em volta, analise a possibilidade de criação de novos clubes e mãos à obra. Seu clube não permite o ingresso de mulheres?  Inicie, então, o movimento para criação de um clube misto! Que tal abrir um clube formado por profissionais jovens? E um clube com base na Associação Empresaria de sua cidade? No principal centro comercial ou no condomínio residencial?

O Brasil precisa desse seu esforço. Lembre-se de que temos uma meta de 70.000 associados até 30 de junho de 2014. E você é parte muito importante nesse processo!

Cada Rotariano: Admita Um, Retenha Um!

Alceu Eberhardt
Governador 2004-2005 - Distrito 4650Coordenador do Rotary - 2010-2012