19 de julho de 2009

Água, sua importância, sua necessidade.

Água, sua importância, sua necessidade
Por Nilton Kelly

Água é fonte de vida. Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos, todos nós dependemos da água para viver. No entanto, mesmo sendo conhecedores de sua importância vital para a vida na terra, nós continuamos a poluir os rios, desde suas nascentes, desconsiderando sua importância fundamental para a sobrevivência do mundo.

A água é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos enraizado na sociedade.

É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

De toda água encontrada no planeta, 97 % é salgada, e 3% é doce.

Apesar de considerarmos água doce apta ao consumo, a questão não é assim tão simples, pois destes 3%, 75% está localizada nos lençóis de gelo e geleiras.
Outros 13% se encontra em aqüíferos muito profundos, necessitando de custo elevado para sua exploração.
Outros 11% está no subsolo, em profundidades menores, porém esta água tem um papel importante no equilíbrio do planeta.
Uma função fundamental das águas subterrâneas é regular temperatura e pressão. A exploração das águas subterrâneas de forma contínua traz sérios prejuízos para todos. Exemplo é a cidade do México onde o solo abaixa cerca de 10 centímetros por ano (dados da Revista Megacidades – encarte de São Paulo), pois sua população é abastecida com água subterrânea há muito tempo. Conforme a água é retirada, a pressão do subsolo aumenta.

Assim, somando os percentuais da distribuição da água do planeta, - 75% (gelos e geleiras) + 13% (águas profundas) + 11% (águas subterrâneas), totaliza 99% dos 3% de água doce. Sobra à disposição do consumo humano a quantia de 1%, ou seja, 0,03% de toda água encontrada.

E, atenção: É nesta sobra de 1% destinada ao consumo humano que estamos jogando todo nosso esgoto, resíduos industriais, pesticidas, etc, etc, etc.

Não podemos esquecer-nos da agricultura, fonte de alimentos. Na produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d`água em períodos de desenvolvimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados.

É importantíssimo observarmos os dados a seguir, pois através deles sentimos a necessidade de começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, vejamos:
– 1/6 da população mundial, mais de 1 bilhão de pessoas, não tem acesso à água potável;
– 40% da população mundial (cerca de 2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
– Cerca de 6.000 crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;
– Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.


Fonte: sites:
Bioarquiteto.com
Brasildaságuas.com (Margi Moss)
Jornal “O Dia”
Revista “Cidade Nova”




Nenhum comentário: