25 de julho de 2009

As peneiras do Rotary (José Rodolfo Guerreiro)

Nove horas em ponto! Mais uma reunião do Rotary terminara. Cansado por mais um dia, o Presidente recostou-se em sua cadeira para um breve descanso. Eis que, vindo em sua direção, aproxima-se seu mais novo afilhado em Rotary, que lhe diz:
- Presidente. ...Vou lhe contar o que disseram do companheiro Presidente Eleito...
O Presidente com sua sabedoria, responde: - Calma, meu afilhado; antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar a informação pelas "Peneiras do Rotary?".
- Peneiras do Rotary ??? Não me foram mostradas, respondeu o afilhado!
- Sim... Meu afilhado! Só não te mostrei, porque não era chegado o momento; porém, escuta-me com atenção: tudo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras do Rotary.
Na primeira, que é a da VERDADE, eu te pergunto: - Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?
Meio sem jeito, o afilhado respondeu: - Bom, não tenho certeza realmente, só sei que me contaram ...
O Presidente continua: - Então, se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a peneira da JUSTIÇA. Essa peneira sempre perguntará: É justo para todos os interessados? E eu te pergunto: - É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?
- De maneira alguma Presidente... Claro que não!
- Então a tua história acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu nas cruzetas da terceira que é a da BOA VONTADE e das MELHORES AMIZADES e novamente te faço uma pergunta: - Achas mesmo necessário passar adiante esta história sobre teu Companheiro?- Trará boa vontade e melhores amizades a alguém?
- Penso que também nessa peneira o que tenho para falar não ficará, disse o novo companheiro.
- Então verifiquemos na derradeira peneira, a peneira do BENEFÍCIO, veremos o que acontece... Eu novamente te faço uma pergunta: - Achas que isto que tens para me dizer será benéfico para alguém?
- Realmente Presidente, pensando com a luz da razão, não será benéfico...
- Então ela acaba de vazar os furos da quarta peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar.
- Entendi Presidente. Doravante somente a boas palavras encontrarão caminho em minha boca.
- És agora um verdadeiro Companheiro de Rotary. Volta a teus companheiros e ajudes a construir o ROTARY SECULAR, a Maior ONG do mundo. - Porém, lembra-te sempre: as abelhas, nas imundícies dos charcos, buscam apenas flores para suas laboriosas obras, enquanto que as nojentas moscas, buscam em corpos sadios as chagas e feridas para se manterem vivas.

Adaptação das Três Peneiras de Sócrates para a Prova Quádrupla de ROTARY, Comp. José Rodolfo Guerreiro

Nenhum comentário: