Recuperação é forma encontrada para que o sócio mantenha elevado índice de freqüência, mesmo não podendo comparecer regularmente às reuniões do seu clube.
O sócio que faltou, ou deverá faltar à reunião de seu clube, pode compensar a sua ausência, visitando outro clube (Rotaract ou Rotary) em até 14 dias antes a que deverá faltar, ou até 14 dias depois da reunião a que faltou. Devemos nos lembrar que, por decisão do Conselho Diretor do RI, agora é possível recuperar em Rotary Clubs. Entretanto o Rotary a ser visitado deve ser avisado com antecedência. Não existe qualquer instrumento que garanta a participação de um rotaractiano em um almoço ou jantar do Rotary sem que necessite pagar as despesas da refeição como qualquer outro rotariano recuperante, a não ser acordos prévios que os clubes costumam fazer, em especial clubes patrocinador e patrocinado.
A recuperação é muito valiosa, quando se pretende suprir a falta à reunião do próprio clube, que ocorreu por motivo de força maior. Recuperar, sistematicamente, semanas seguidas, sem justa causa, é contrário aos interesses do clube, que se ressente com a ausência do sócio, pois é um colaborador a menos na execução do programa da comissão que conta com a sua ajuda.
A recuperação é, portanto, faca de dois gumes: se usada convenientemente, beneficia a percentagem média de freqüência do clube; usada sem a finalidade para a qual foi idealizada, prejudica a execução do plano de atividades, visto que a ausência em nada contribui.
(Fontes: Cartilha Rotária – Adaptação e Decisões do Conselho Diretor do RI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário