22 de outubro de 2009

Postos de vacinação contra pólio no Afeganistação

Funcionários afegãos da áres de saúde preparam-se para vacinar crianças no posto temporário de imunização na fronteira do pais. Foto cedida por Aziz Memon


Postos de imunização contra a pólio trazem nova esperança
Por Dan Nixon Notícias do Rotary International -- 12 de outubro de 2009


Um dos grupos de mais difícil acesso nos esforços de imunização contra a pólio são as crianças de famílias que migram do Afeganistão para o Paquistão.
"As crianças que atravessam a fronteira perdem os Dias Nacionais de Imunização em ambos os países", explica Aziz Memon, presidente da comissão Pólio Plus do Paquistão. "Durante a travessia pelo deserto escaldante não temos condições de ministrar a vacina."

Para assegurar que estas crianças sejam devidamente protegidas, foram instalados postos de imunização temporários de cada lado da porta de entrada Torkham. Financiados por um subsídio Parceiros Pólio Plus de US$13.858, os postos são antigos contêineres que receberam banheiro, ar condicionado e congelador para armazenagem das vacinas antipólio.

A comissão Pólio Plus paquistanesa coordenou o planejamento, construção, entrega e instalação dos postos que podem ser levados a outros lugares quando não forem mais necessários no local.

Os postos temporários apoiam os esforços de imunização no Afeganistão e Paquistão, dois dos quatro países nos quais a pólio ainda é endêmica. Quase 1,2 milhão de crianças afegãs foram vacinadas no Dia Internacional da Paz, 21 de setembro. Dias Nacionais de Imunização estão sendo planejados para os dois países em outubro e novembro.

"Os resultados foram melhores do que em qualquer campanha de vacinação no Afeganistão nos últimos 18 meses", conta Peter Graaff, representante da Organização Mundial da Saúde no Afeganistão, referindo-se aos trabalhos do Dia Internacional da Paz. "Estamos entusiasmados pois tamanha cobertura só ajuda nossos esforços pelo fim da doença."

O ministro da saúde do Afeganistão, Sayed Mohammad Amin Fatimie, concorda que o evento, que contou com a participação de 14.000 funcionários da área de saúde e voluntários, foi um enorme sucesso.

"Uma campanha como esta, seja nacional ou regional, é muito importante", afirma Fatimie. "Ela promove a paz e estabilidade no país. A cobertura diária nas províncias de difícil acesso tem crescido, nos aproximando cada vez mais de nossa meta de um Afeganistão livre da pólio."
Aprenda mais sobre os esforços do Rotary pela erradicação da pólio:
Fonte: site Rotary.org

Nenhum comentário: