27 de julho de 2010

Campanha de Cadastramento de Medula Óssea



Seja doador de medula óssea.

Hoje, o transplante de medula óssea é a oportunidade de vida de centenas de pessoas que sofrem de doenças graves. Tire suas dúvidas sobre a doação de medula óssea e cadastre-se como voluntário. Alguém só tem a ganhar. E você nada a perder.

O que é medula óssea?

A medula óssea é um tecido que está no interior dos ossos e sua principal função é produzir os componentes do sangue. Ao contrário do que muita gente pensa, a doação não acontece através da coluna vertebral.

Quem necessita do transplante de medula óssea?

Portadores de leucemia e outras doenças que têm a produção dsangue comprometida. Nestes casos, o transplante de medula óssea pode ser a única esperança.

Como é a compatibilidade para transplante de medula óssea?

O paciente que precisa do transplante de medula óssea tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe.
Quando o paciente não encontra um doador na família, procura-se um doador compatível inscrito no Registro Braileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea REDOME. Um banco de dados onde ficam registradas as informações pessoais do candidato à doação e o resultado da tipagem de HLA. O HLA é o exame que verifica a possibilidade do transplante ser compatível.

O que acontece quando é encontrado um doador compatível?

A partir da compatibilidade, o potencial doador é chamado para exames confirmatórios. Se a compatibilidade for confirmada, ele será avaliado por um clínico, receberá todas as informações e, só assim, DECIDIRÁ se deseja, realmente, doar.

Procedimentos

As condições iniciais para o candidato à doação de medula são: ter boa saúde e ter entre 18 e 55 anos.

Você poderá cadastrar-se no dia 28 de agosto de 2010, das 8 às 18 horas, na Quadra de Esportes "Humberto maia", Centro, em São Fidélis-RJ, onde será coletada uma pequena amostra de sangue para realização dos testes de compatibilidade (HLA).

Para cadastrar-se, o candidato à doação fornecerá dados de identificação: nome, endereço e identidade.

Por isso, é necessário comparecer portando carteira de identidade (RG) ou qualquer outro tipo de documento de identidade.

Importante: para a realização da coleta de sangue, não é necessário estar em jejum.

A partir daí, você estará automaticamente cadastrado no Banco Nacional. Mas, lembre-se: mantenha seus dados atuliazados, porque, quando aparecer um paciente compatível com você, será necessário contatá-lo novamente.
FONTE: BLOG DO DISTRITO 4750

Nenhum comentário: