29 de agosto de 2010

Momentos Históricos: O Emblema do Rotary




O emblema do Rotary, que tem o mesmo design desde 1924, passou por várias alterações durante os primeiros anos da organização.

Em 1905, Montague M. Bear, associado do Rotary Club de Chicago, desenhou uma roda com 13 raios. Ao ouvir reclamações de outros rotarianos de que o desenho era estático e sem vida, ele adicionou detalhes que davam a impressão de que a roda estava sobre nuvens. Mas alguns associados acharam que as nuvens pareciam poeira.

A solução de Bear foi adicionar as palavras "Rotary Club" na parte de cima do desenho.

Em 1911, o secretário Chesley R. Perry recomendou que a Associação Nacional definisse a roda como parte essencial do emblema de todo Rotary Club. Os clubes foram então convidados a enviar sugestões de design para uma comissão especial, para análise na Convenção de 1912 em Duluth, Minnesota.

A Convenção de Duluth trouxe algumas definições. "O emblema parte do princípio básico de uma roda denteada... O design dos raios não pode ser simples demais e deve principalmente demonstrar força."

No emblema definido na Convenção, a palavra Rotary aparecia na parte superior e Associação Internacional vinha na parte de baixo. Os clubes foram incentivados a usar um design parecido, substituindo Associação Internacional pelos nomes de suas respectivas cidades. O número de raios e dentes não foi especificado.

Como resultado, inúmeras variações do emblema estavam sendo usadas em 1918. O conselho escolheu Charles Mackintosh, do Rotary Club de Chicago, e Oscar Bjorge, do Rotary Club de Duluth, para fazer parte da comissão especial para a padronização do emblema do Rotary.

Bjorge esboçou uma roda com seis raios e 24 dentes, dando-lhe uma aparência de firmeza. Em seu projeto, o número de dentes e raios tinha o objetivo de refletir uma roda denteada real, e não algum aspecto da história do Rotary.

Em novembro de 1919, o conselho diretor adotou o design de Bjorge, com uma descrição detalhada; na Convenção de 1921 ele foi oficialmente aprovado. Por muitos anos, as descrições do emblema simplesmente faziam referência a um artigo publicado em 1920 na revista The Rotarian , que anunciava a decisão do conselho diretor.

Em 1924, o desenho de Bjorge foi modificado para incorporar o rasgo de chaveta. Esta adição é atribuída a Will R. Forker, do Rotary Club de Los Angeles. Ele disse que o design de Bjorge não fazia referência à transferência de força de um eixo ou a um eixo, levando a uma roda inativa. Forker via o Rotary com uma organização ativa e forte. Assim, inserir o rasgo de chaveta no centro faria a roda "funcionar de verdade".

Em janeiro de 1924, o conselho aprovou oficialmente o emblema que estava sendo usado na época. Na Convenção de 1929, para evitar qualquer mal-entendido que pudesse ter surgido com as inúmeras mudanças entre 1912 e 1929, foi documentado como deveria ser o design padrão, com todos as descrições dos detalhes.

O emblema do Rotary, assim como o nome Rotary e outros logotipos, é uma marca registrada. Clubes, distritos e entidades rotárias devem usar o símbolo conforme as especificações para o uso das Marcas do Rotary, estipuladas pelo conselho diretor do RI, quando usá-lo em materiais promocionais, produtos rotários, publicações, sites e domínios de internet.
fonte: rotary.org

Nenhum comentário: