22 de fevereiro de 2011

PERSONAGEM-PROBLEMA X PERSONAGEM-SOLUÇÃO

Por Alberto Bittencourt*

Assim como numa grande empresa ou num órgão público, marcado pelo grande número de pessoas ou de membros, há sempre dois tipos de personalidades: as que são problema e as que são solução.

O que vem a ser um PERSONAGEM PROBLEMA?

Quais são as características de um PERSONAGEM SOLUÇÃO?

Antes de mais nada, é preciso compreender que ser um personagem problema ou um personagem solução constitui apenas uma tipificação simples, dentro de um universo ilimitado de características, de uma multiplicidade de caracteres, que distinguem cada um de nós e nos tornam diferentes, pois não existem duas pessoas com igual personalidade.

O Personagem Problema transforma uma pequena dificuldade num obstáculo intransponível. Ao receber qualquer missão, em geral, ele procura pequenas divergências, as mais simples incoerências, e então, o que seria facilmente contornável, se transforma numa dificuldade de tamanha ordem que inviabiliza a continuação e adequação do projeto.

Se você precisar do apoio ou ajuda de um personagem problema, ele imediatamente apresenta mil dificuldades e vem com mil e um argumentos contrários.

O personagem problema é incapaz de enxergar uma solução por mais fácil e evidente que ela seja, tem a capacidade de transformar um pequenino grão de areia em uma montanha de embaraços e de motivos para nada fazer, para não agir.

O personagem problema gosta de se escudar em títulos, cargos e vivências para mostrar a sua superioridade, ostentar todo um poder que pensa que tem, como se disputasse um concurso de títulos e documentos, tudo para justificar a inércia, a ausência de projetos e atuações que demandem trabalho - seu nome é inércia.

O Personagem Solução, pelo contrário, é o carregador do piano. Participa com interesse de todos os eventos, é sempre disponível, motivado, companheiro, amigo, agindo com simplicidade, ele é a peça mais importante no tabuleiro das atividades e relações dentro de seu meio e, mais ainda fora dele, na sua comunidade e no nosso mundo.

O personagem solução integra sempre as mais importantes comissões de trabalho, ele não faz questão de aparecer, de ter seu nome em destaque. Ele é simplesmente aquele que faz - seu nome é ação.

O personagem solução está mais interessado nos resultados. Quando há problemas, ele não perde o interesse, ele se concentra em resolvê-los.

Sendo assim, sempre é ele quem cresce e aparece em seu meio, sem auto propaganda, como consequência de uma atitude positiva e construtiva.


* Alberto Bittencourt
http://albertobittencourt.blogspot.com
Rotary Club do Recife-Boa Viagem, D-4500
Governador do Centenário 2004/05
Classificação: engenharia civil



fonte: blog do distrito 4750

Nenhum comentário: