24 de abril de 2011

Índia está cada vez mais perto da erradicação da pólio









Índia está cada vez mais perto da erradicação da pólio

Por Dan Nixon
Notícias do Rotary International -- 17 de março de 2011


Na Índia, recentes sucessos na incansável luta contra a pólio indicam que a erradicação está próxima. A incidência da doença atingiu níveis baixíssimos, com apenas um caso registrado até 1º de março de 2011 e somente 42 durante todo o ano de 2010, um declínio significativo em comparação ao ano anterior, em que houve 741 casos.

Grande parte do progresso se deve ao uso da vacina oral bivalente, que protege contra dois tipos de vírus da pólio. Outro fator importante é o rigoroso monitoramento, que ajudou a reduzir o número de crianças não vacinadas nos Dias Nacionais de Imunização (DNI) para menos de 1% em 2010, em comparação a 14% em 2009 de acordo com a OMS.

Durante os DNIs em janeiro e fevereiro, os rotarianos ajudaram a imunizar crianças, organizaram acampamentos médicos gratuitos e passeatas para a conscientização sobre a pólio, e distribuíram banners, bonés, máscaras, gibis e outros itens às crianças. Usando os já tradicionais coletes amarelos, os voluntários passaram por escolas, estações de trem e rodoviárias de todo o país.

Equipes de rotarianos de Hong Kong, Itália, Coreia, Holanda, Nova Zelândia e Reino Unido também participaram das iniciativas relacionadas ao DNI do dia 23 de janeiro, que imunizou 174 milhões de crianças.

Em Veraval, Índia, uma cidade com cerca de 340.000 habitantes, rotarianos e outros voluntários trabalharam em mais de 100 estandes de imunização. "A cidade realmente se envolveu no projeto e um número muito alto de crianças foi vacinado", relatou um participante de IGE do Distrito 9980 (Nova Zelândia).

Em Murshidabad, a maior área de risco do estado de Bengala Ocidental, médicos rotarianos e não rotarianos organizaram acampamentos para examinar e tratar crianças com outras doenças, além de imunizá-las contra a pólio. "Se não fosse por esses acampamentos, muitas crianças poderiam não ter tido a chance de ser vacinadas", explicou Jenny Horton, enfermeira, voluntária do Rotary e associada do Rotary Club de Kenmore, Austrália.

"Os rotarianos da Índia levaram a luta contra a pólio a todos os cantos do país", comentou o curador da Fundação Ashok Mahajan. "É hora de acelerarmos o processo de erradicação."

Deepak Kapur, presidente da Comissão Pólio Plus da Índia, disse: "O que conseguimos alcançar neste país através do Pólio Plus vai entrar para a história e, apesar de algumas dificuldades, a meta de erradicação da doença está ao nosso alcance. Agora precisamos concentrar nossos esforços nas áreas endêmicas para terminar de uma vez por todas esta batalha contra a pólio na Índia."

Leia mais sobre a pólio e saiba como ajudar.
Assista a um vídeo sobre o trabalho do Rotary na luta contra a doença.

Saiba mais sobre as ações do Rotary no www.rotary.org



fonte: rotary.org

Nenhum comentário: