30 de maio de 2011

VAMOS ELIMINAR A PÓLIO !



29 de maio de 2011

ELIMINE A PÓLIO AGORA !







Tanaka eleito presidente do RI para 2012-13
Rotary International News -- 25 May 2011
--------------------------------------------------------------------------------


Sakuji Tanaka deu seu discurso de aceitação durante sessão plenária.
Rotary International on FacebookSakuji Tanaka, associado do Rotary Club de Yashio, Japão, foi eleito presidente do RI para 2012-13 durante a quarta sessão plenária da Convenção do RI de 2011, em Nova Orleans, EUA.

"É uma honra aceitar a nomeação e servir como presidente do Rotary International", disse Tanaka. "Desde que entrei para o Rotary, abracei cada novo desafio do serviço rotário. Para mim, a palavra desafio é muito importante, pois ela nos inspira e nos ajuda a sermos e fazermos o nosso melhor."

Tanaka incentivou os rotarianos presentes a ajudarem o Rotary a finalizar o trabalho de erradicação da pólio e a usarem os pontos fortes da organização para ampliar o poder de se fazer o bem no mundo.

Ele afirmou que os rotarianos têm a responsabilidade de tornar os clubes mais fortes, trazendo associados qualificados e fazendo com que cada reunião seja produtiva e importante. Tanaka solicitou que os clubes criem um plano de ação para atrair associados mais jovens.

"Precisamos parar de falar e começar a agir!", acrescentou.

Ele também agradeceu aos rotarianos por toda ajuda oferecida ao povo japonês depois do terremoto e tsunami que atingiram o país em março. "Pessoas do mundo inteiro, principalmente rotarianos, se dispuseram a auxiliar na reconstrução das comunidades afetadas. Somente quando sabemos que não estamos sozinhos podemos trabalhar no longo processo de recuperação depois de tamanha tragédia."

Por 32 anos, Sakuji foi presidente da Tanaka Company Ltda., uma empresa de atacado que abriu capital na bolsa em 1995 e, mais tarde, passou por uma fusão com outros líderes atacadistas no Japão. Atualmente, ele é o vice-presidente da Câmara de Comércio da Cidade de Yashio e conselheiro da Arata Co. Ltda., atacadista do mercado de rações. Ele também presidiu a National Household Papers Distribution Association do Japão por oito anos. Tanaka estudou administração em Nihon Management Daigakuin e Tokyo Management Daigakuin.

Ex-curador da Fundação Rotária, foi presidente da Comissão da Convenção de Birmingham de 2009. Ele também foi diretor do RI, coordenador regional da Fundação Rotária, governador de distrito e membro da Força-Tarefa de Erradicação da Poliomielite, membro da Comissão de Fundo Permanente para o Japão e membro da Comissão Visão de Futuro.

Tanaka dotou uma Bolsa Rotary Pela Paz e, com sua esposa Kyoko, é Companheiro Paul Harris, Benfeitor do Fundo Permanente e Doador Extraordinário.

Ele recebeu o Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em Si do RI e o Prêmio da Fundação Rotária por Serviços Eminentes.

Os rotarianos que servirão como diretores em 2012-14 também foram oficializados: Ann-Britt Åsebol, Rotary Club de Falun-Kopparvågen, Suécia; John B. Boag, Rotary Club de Tamworth North, Austrália; Jean-Marc Chateigner, Rotary Club de Cholet, França; Takeshi Matsumiya, Rotary Club de Chigasaki-Shonan, Japão; Anne L. Matthews, Rotary Club de Columbia East, EUA; Gideon Peiper, Rotary Club de Ramat Hasharon, Israel; Andy Smallwood, Rotary Club de Gulfway-Hobby Airport (Houston), EUA; e Bryn Styles, Rotary Club de Barrie-Huronia, Canadá.


fonte: rotary.org

27 de maio de 2011

Falta Só Isto




A campanha Falta Só Isto do Rotary, que busca apoio aos esforços na reta final para erradicar a pólio, tem atraído a participação de celebridades em todo o mundo: Bill Gates, co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates; o arcebispo Desmond Tutu; o violinista Itzhak Perlman, o ator Jackie Chan; o jogador de golf Jack Nicklaus; e músicos como Ziggy Marley e Angélique Kidjo, entre outros.

Agora é sua vez. O Rotary International convida todos os rotarianos a criarem sua própria peça de divulgação da Falta Só Isto, adicionando seus rostos e nomes para a campanha on-line. No www.thisclose.net, você também pode adicionar uma mensagem pessoal de apoio para a conscientização sobre a luta contra a poliomielite no mundo.


fonte: brasilrotário

Centro Rotary pela Paz



Conselho de Curadores da Fundação Rotária aprovou a Uppsala University, na Suécia, para ter o novo Centro Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos. Foto cedida pela Uppsala University



Caros líderes

Levou pouco mais de um ano para encontrarmos o estabelecimento de ensino ideal para abrigar nosso sétimo Centro Rotary pela Paz. Em setembro de 2012, a Uppsala University abrirá as portas para sua primeira turma de bolsistas, sendo que as inscrições devem ser recebidas pela Fundação até 15 de agosto de 2011.

Os interessados na universidade suéca devem fazer as alterações necessárias em sua declaração pessoal (se for o caso), e preencher a folha revisada sobre a ordem de preferência dos centros.

Com a extensão do prazo para 15 de agosto, os distritos têm tempo suficiente para checar se as inscrições estão completas antes de serem enviadas, já que inscrições incompletas serão desconsideradas se não houver tempo de corrigí-las.

Além de ser uma das universidades mais antigas e prestigiadas da Europa, a Uppsala tem um departamento que é referência em pesquisas sobre paz e conflitos. Entre seus professores e pesquisadores, há nomes de peso em assuntos de paz e oito Prêmios Nobel, sendo dois deles Nobel da Paz.

“Um ponto-chave do departamento de pesquisa são suas relações de colaboração com catedráticos e outras instituições”, disse Carl-Wilhelm Stenhammar, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária. “O Centro Rotary de Uppsala irá agregar muito ao programa.”

Para mais informações, visite o site da Uppsala e leia este artigo.
Envie e-mail para Niki.Fritz@rotary.org se tiver dúvidas.

Agradecemos por promover a paz no mundo,

Centros Rotary pela Paz




fonte: comissão distrital da Fundação Rotária = http://cdfr4750.wordpress.com

23 de maio de 2011

Rotary de Bom Jesus recebe visita de diretores da FAMESC


Atendendo a convite, os Diretores da FAMESC – Faculdade Metropolitana São Carlos, unidade de nossa cidade, Dr. Pedro Henrique Alves, Mantenedor, e Dra. Camila Pinheiro Mascarenhas, Diretora Acadêmica, participaram da reunião ordinária desta data, 23 de maio de 2011, oportunidade em que houve uma exposição sobre o funcionamento da faculdade, seguida de debates.


Primeiramente é importante registrar que a FAMESC está funcionando em terreno doado pelo Centro Popular Pro-Melhoramentos de Bom Jesus, na Avn. Roberto Silveira, em frente à agência da Volkswagen, em nossa cidade. A doação foi graciosa sob a condição da FAMESC criar e fazer funcionar cursos de Direito e Enfermagem, no prazo de dois (2) anos, o que esta parcialmente cumprido.



O curso de Enfermagem esta em funcionamento, contando com uma turma de 35 alunos. Estão autorizados pelo MEC os cursos de Direito e Ciências Biológicas, com vestibulares para breve.



Houve questionamento sobre a transformação do Hospital São Vicente de Paulo em Hospital-escola, o que está condicionado na escritura de doação. A respeito Dr. Pedro Henrique informou que esta transformação depende do Hospital e, para agilizar, pediu que a participação do Rotary nesta empreitada.



Ficou ainda demonstrada aos Diretores a necessidade de ampliar a divulgação da existência da Faculdade, dos cursos em funcionamento e das previsões de novos cursos.



Ao final ficou o compromisso da realização de novas reuniões objetivando melhorias na educação em nossa cidade e região.

19 de maio de 2011

A NOSSA ÉTICA


Sócrates (469 ou 470–399 a.C.) foi a mais notável figura de sua época e uma das mais extraordinárias de toda a humanidade, em todos os tempos. Tanto que a filosofia se divide em três segmentos diferentes, com base nele: pré-socrática, socrática e pós-socrática. Muitos de seus conceitos permanecem válidos até hoje. Entre as histórias que contam a seu respeito, destaca-se a de um amigo que se dirige a ele, dizendo ter algo a relatar sobre um amigo comum. O sábio então pergunta:

– Você já passou essa informação pelo triplo filtro?

– Não sei sequer o que isso significa. Pode me explicar? –, pede o amigo.

– É muito simples. Antes de levar avante uma informação sobre alguém, passe-a por esses três filtros: você tem certeza de que o que vai dizer é verdade? Caso não seja ou você não tenha certeza, pare aí. Se for verdade, passe-a pelo segundo filtro, o da bondade. O que você vai dizer reveste-se do que é bom? Se não tiver essa característica, não siga adiante. Se tiver, passe para o terceiro filtro, o da utilidade. O que você pretende comunicar será útil para alguma coisa boa? Diga-me, agora, o que você tem a me comunicar.

– Nada, mestre, nada. Minha informação não passou pelos filtros e não convém ser dita!

Prova Quádrupla
Na época contemporânea, em 1932, o rotariano Herbert J. Taylor criou – e foi inserida nos princípios do Rotary International – a chamada Prova Quádrupla de tudo o que pensamos, dizemos ou falamos. Estes são seus filtros: 1 – É a verdade? 2 – É justo para todos os interessados? 3 – Criará boa vontade e melhores amizades? 4 – Será benéfico para todos os interessados?

No início da era cristã, é São Paulo quem recomenda, no capítulo quatro da "Carta aos Filipenses", este filtro: "(...) tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, (...) nisso pensai".

Importa notar que nos três diferentes modelos de ética filosófica o conteúdo, conceitualmente, se apresenta o mesmo, havendo absoluta unanimidade quanto ao valor maior, o primeiro filtro: a verdade!

Se a verdade é tão importante e requisitada, por que as pessoas mentem? Aliás, este é precisamente o título da matéria de capa da edição 562 da revista Época, de 23 de fevereiro de 2009. Tem a ilustrá-la a foto de Paula Oliveira, a brasileira que teria mentido ao alegar ter sido agredida por neonazistas na Suíça e, em consequência, ter sofrido aborto. A reportagem traz outros casos de mentirosos, como Marcelo Nascimento da Rocha, que se fez passar por herdeiro da companhia aérea Gol e acabou escrevendo o livro “Vips – Histórias Reais de Um Mentiroso”. O texto cita também personagens famosos, como Erich Von Stroheim e Bill Clinton.

Entre nós, não poderia ser diferente. Pessoas há que, esquecendo-se de que a mentira, além de ter pernas curtas, é filha do diabo, não se acanham de propalar o que sabem ser mentira deslavada, assim como também se põem a falar daquilo que não conhecem e não tiveram o cuidado de investigar. As consequências podem ser danosas, dependendo do nível de amadurecimento e bom senso das pessoas que recebam a mensagem.

Importância dos filtros
Se forem sensatas, sua primeira providência há de ser passar o que quer que lhe tenha sido transmitido pelos devidos filtros. Entre outros, pelo filtro da análise racional: quando uma informação chega a nós, a inteligência manda analisar rapidamente o que está sendo dito, de quem está sendo dito e – principalmente – por quem está sendo dito. Na maior parte das vezes, basta responder a esse último quesito: se a pessoa que está falando não tem credibilidade, o que quer que seja que ela diga não merece crédito. Em outras palavras, é o que Jesus declara: "Não se colhem figos dos espinheiros, nem uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca".

Afinal, por que as pessoas mentem?

Por vários motivos, mas por nenhuma razão! Mentem por raiva, medo, brincadeira, inveja, complexo de inferioridade, ódio, amor, despeito, ambição, ânsia de poder, necessidade de aparecer... Mas, essencialmente, mentem por falta de elevação de alma e de libertação espiritual, pois o ensino do Mestre é claro: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

No mundo da imprensa, todos temos compromisso fechado com a verdade, irmã siamesa e, portanto, inseparável da ética. Ética profissional, de conduta, pessoal, de comunicação, ética de verdade!

*O autor é J. B. Oliveira. Associado fundador do Rotary Club de São Paulo-Sé, SP (D. 4610), é consultor de empresas, advogado, professor, jornalista, escritor e titular da cadeira número 38 da Academia Cristã de Letras. Foto: stock.XCHNG






fonte: brasiltorário on line

18 de maio de 2011

ROTARY e sua história.




ROTARY, um pouco de sua história.

Rotary International é uma associação de homens de negócio e profissionais unidos no mundo inteiro visando a prestação de serviços em suas comunidades e promovendo a paz e a boa vontade. Resumindo, cito EGD Marcos Paes, que diz “o objetivo do Rotary é levar felicidade.”

O Rotary foi fundado em 1905, em Chicago - USA, e esta estabelecido em mais de 200 países e regiões geográficas, com cerca de 34.000 clubes com mais de 1.200.000 rotarianos e rotarianas que incentivam altos padrões de ética e programam projetos humanitários de combate ao analfabetismo, à pobreza e à fome, bem como melhoria das condições de saúde e de proteção ao meio ambiente. No Brasil somos cerca de 53.000 rotarianos distribuídos por 2350 clubes em 38 distritos rotários.

Pólio Plus é o programa de maior alcance do Rotary International. Este programa, iniciado em 1985, tem por objetivo a erradicação da poliomielite. Conduzido com a cooperação de governos nacionais e agências não governamentais como a Organização Mundial de Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o programa conta ainda com a participação dos setores públicos e privados no combate a doença. Os rotarianos já contribuíram para este programa com valores superiores a U$ 850 milhões, trabalho voluntário para a imunização de mais de dois (2) bilhões de crianças no mundo.

O Rotary possui a Fundação Rotária, que tem o objetivo capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. Por não ter fins lucrativos, a Fundação Rotária não pode prescindir das contribuições e doações de pessoas que acreditam em seu trabalho em prol de um mundo melhor.


P/ Nilton Serpa Kelly
RC Bom Jesus do Itabapoana


obs.: artigo publicado no jornal "O Companheiro", do Rotary Club de Porciúncula, edição de Maio/2011.

17 de maio de 2011

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE REMÉDIOS BENEFICIA O HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO

















Finalizando mais uma etapa da Campanha de Arrecadação de Remédios realizada pelo Rotary de Bom Jesus do Itabapoana no dia 15 último, os medicamentos arrecadados foram doados para o Hospital São Vicente de Paulo, nesta data.





Os representantes do Rotary, Nilton Kelly, Presidente, e Ideildes Galo, representante da Fundação Rotária, fizeram a entrega dos medicamentos no pátio do Hospital ao seu dinâmico Presidente, Adeildo Gomes de Rezende, que na ocasião se fez acompanhar da Diretora, Maria Helena da Silva, das funcionárias Flávia, Aline,Marina e Josias





Com este gesto o Rotary e os rotarianos de Bom Jesus demonstram seu apoio ao Hospital neste momento crítico. Outras campanhas estão sendo preparadas com o mesmo objetivo.


15 de maio de 2011

ROTARY REALIZA CAMPANHA DO REMÉDIO





CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE REMÉDIOS
15 DE MAIO DE 2011




PRAÇA DA BÍBLIA - BAIRRO NOVO









































Campanha de Arrecadação de Remédios, em 15 de maio de 2011.


Hoje o Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana promoveu mais uma etapa de sua Campanha de Arrecadação de Remédios. Foi realizada no Bairro Novo, tendo como base a Praça da Bíblia.


Esta Campanha visa arrecadar todo tipo de remédio, inclusive aqueles já vencidos. Após a campanha, os remédios arrecadados são selecionados por tipo e validade. Aqueles vencidos são entregues à Vigilância Sanitária do município para serem incinerados. Os outros são distribuidos entre entidadades assistenciais de nossa cidade.



Os remédios arrecadados na etapa de hoje serão destinados ao Hospital São Vicente de Paulo, como participação do Rotary em apoio ao Hospital.


Para a campanha de hoje, o Rotary contou com a inestimável colaboração de Marcelo, radialista em nossa cidade, grande colaborador e amigo do Rotary, que gentilmente cedeu e "pilotou" o carro de som. Marcelo esta em várias fotos. Tivemos como locutor e incentivador o companheiro Humberto Boniolo, que consegue sensibilizar a todos com seu apelo emocionado. OBRIGADO MARCELO, OBRIGADO HUMBERTO.




Breve será realizada nova etapa de arrecadação de remédios, desta feita em outro bairro de nossa cidade, o que será préviamente noticiado no bairro escolhido.


14 de maio de 2011

MENSAGEM DO GOV 2011-2012 - DISTRITO 4750



MENSAGEM DO GOVERNADOR 2011/2012 – DISTRITO 4750
PAULO CORETI BRITO ALVES


Companheiros e Companheiras do Distrito 4750,

O período rotário 2011/2012 se apresenta como de grandes desafios. O maior deles é o desenvolvimento do nosso Quadro Associativo para atingirmos 1.200 associados. Temos a confiança de que o Colégio de Governadores, os Governadores Assistentes, os Presidentes e todos os Companheiros e Companheiras do Distrito 4750, unidos, formarão uma corrente multiplicadora poderosa.



Outra das metas do nosso período é o apoio incondicional às ênfases presidenciais, tendo a família como base do sucesso de nossa organização; a continuidade de projetos e programas que visam estabelecer a compreensão e a paz mundial; e a ousadia da mudança para promovermos as transformações que o mundo necessita.


Para que isto seja realidade temos que incentivar as Novas Gerações, absorvendo o entusiasmo próprio da juventude e oxigenando nossos clubes.


A nossa Fundação Rotária tem que fazer parte do dia-a-dia dos clubes, seja na difusão de programas, na elaboração de projetos ou na captação de recursos para sua missão de melhorar as condições de vida em todos os recantos da Terra.


A ética também tem que ser ressaltada como um dos pilares de sustentação da nossa organização, criando melhores amizades e respeito entre os companheiros.


Mas todos os objetivos terão dificuldades de serem alcançados se não executarmos ações que possam tornar nossa entidade conhecida fora do âmbito rotário. Temos que divulgar Rotary e fazer com que todos saibam o que representamos para as comunidades, além das ações que realizamos em benefício da humanidade.


A nossa mensagem é de esperança. Esperança nos companheiros e companheiras que ao conhecerem a si mesmos estarão dando um passo extraordinário para envolverem a humanidade.

Saudações rotárias,

Paulo Coreti Brito Alves
GD 2011/2012 – Distrito 4750 de Rotary International

COMENDA "DR. LUCIANO AUGUSTO BASTOS"

Dr. Luciano Augusto Bastos











Ontem, 13 de maio de 2011, o ILA – Instituto de Letras e Artes “Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo” realizou sessão solene em homenagem póstuma ao Dr. Luciano Augusto Bastos.



Participaram vários segmentos da sociedade organizada de nossa cidade homenageando Dr. Luciano.



Nesta oportunidade, como marco de sua participação na homenagem ao companheiro Luciano, o Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana instituiu, oficialmente, a “COMENDA DE HONRA AO MÉRITO ROTÁRIO DR. LUCIANO AUGUSTO BASTOS”, que será concedida à pessoa, rotariano ou não rotariano, que tenha prestado relevantes serviços à causa rotária ou à cidade de Bom Jesus do Itabapoana ou ao País, obedecendo sempre o elevado senso ético e moral do agraciado.



Na exposição de motivos da proposição da honraria, foi enfatizado que a preservação da memória é uma das formas de construir a história e, motivado por essa memória, que foi proposta a citada comenda como reconhecimento ao DR. LUCIANO que, em toda sua trajetória de vida, sempre elevou ao ponto mais alto a Família, o País, os Ideais Rotários, a Advocacia, a Educação e a Cultura, a Política, o Esporte, a Amizade, o Respeito, e de uma forma especial, a Ética e a Moral.



A seguir o Regimento para a concessão da Comenda:




ROTARY CLUB DE BOM JESUS DO ITABAPOANA

COMENDA DE HONRA AO MÉRITO ROTÁRIO
“DR. LUCIANO AUGUSTO BASTOS”

Regimento para outorga da comenda


Art. 1º – A “Comenda de Honra ao Mérito Rotário Dr. Luciano Augusto Bastos” será concedida à pessoa, rotariano ou não rotariano, que tenha prestado relevantes serviços à causa rotária ou à cidade de Bom Jesus do Itabapoana ou ao País, obedecendo sempre o elevado senso ético e moral do agraciado.

Art. 2º – Em cada ano rotário poderá ser outorgada somente uma comenda.



Art. 3º – A concessão da honraria será feita, mediante proposta de indicação, por qualquer sócio do Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana, acompanhada de exposição fundamentada das razões que levaram à proposição, que será encaminhada ao Conselho Diretor para análise e conceder ou não, sendo que, se concedida, deverá ser homologada pelos demais sócios em reunião plenária.



Parág. 1º – A proposta deverá ser apresentada, impreterivelmente, no período de 1º de Maio a 15 de Junho, visto a necessidade de tempo para confecção da placa e acessórios.



Art. 4º – A entrega da comenda far-se-á por ocasião da reunião festiva da Visita Oficial do Governador do Distrito ao clube, ao próprio agraciado ou a representante para o ato expressamente designado.



Art. 5º – É vedada a concessão da comenda por motivos meramente políticos, assim como ao Presidente do clube e/ou Governador do Distrito durante os respectivos mandatos.



Art. 6º – A comenda será representada por uma placa de prata com tamanho mínimo de 25cmx20cm que conterá: ao alto: O símbolo rotário, a roda dentada, seguida do nome do clube. = ao centro: os dizeres: “COMENDA DE HONRA AO MÉRITO ROTÁRIO “DR. LUCIANO AUGUSTO BASTOS” é conferida a ___________ por relevantes serviços prestados e por elevado princípio ético e moral. ao final: nome do Presidente do clube e data.



Parag. 1º – O modelo da placa de prata encontra-se no Anexo I, deste regulamento.



Parag. 2º – Juntamente com a comenda serão outorgados diploma ou certificado e distintivo de lapela.



Art. 7º – Os casos omissos e a reforma deste regulamento serão decididos em assembléia do clube, mediante proposta do Conselho Diretor.



Art. 8º – Este regulamento entrará em vigor após sua aprovação pelo Conselho Diretor e homologado em assembléia do clube.

Bom Jesus do Itabapoana, 18 de abril de 2011.


Nilton Serpa Kelly
Presidente 2010-2011


A mulher no Rotary - Homenagem a Judith Tavares - Recordando



PARABÉNS, JUDITH !!!




Ei-la que surge alegre e radiante
Não importa como, seja como vier
Seja bem vinda, Judith Arantes
Trazendo-nos a força da mulher.


Ao aproximar o novo século
A força da mulher é realidade
Seja em todos nossos setores
Mas, principalmente na comunidade.


No próximo ano rotário, 96/97
Judith governará com o coração
Pois, todos nós juntos e unidos
Construiremos o futuro com Ação e Visão.


Parabéns, companheira Judith
Estaremos caminhando solidários no Servir
Com nossa união e força
Alcançaremos nossa meta sem sentir.

Parabéns, Judith. !

(Nilton Kelly - 12/7/96)

10 de maio de 2011






Por que comparecer às reuniões


Na manhã de hoje, como em todas as outras, eu estava coando café. E como faço em todas as outras manhãs, coloquei um pouco de água quente dentro da garrafa térmica antes de começar a coar o café. Só que hoje eu acabei esquecendo de jogar fora a primeira água da garrafa térmica e coei o café sobre ela. Ao ver o nível de café na garrafa, me dei conta do engano, mas supus que aquilo não influenciaria em nada o paladar do café. Ledo engano: tive de jogar fora o café e preparar outro.

Mas o que ocorreu com o café? Era a mesma quantidade de pó e a mesma quantidade de água de todas as manhãs. No entanto, uma quantidade de água, pouco menos da metade, não passou pelo coador. E o café ficou aguado.

Meditei muito sobre isso e concluí que o mesmo que ocorre com o café acontece em nossos Rotary Clubs. Com o café, somente a água que passa pelo coador, que fica alguns segundos em contato com o pó, retira dele toda a sua essência em aroma e perfume. A água que não fica em contato com o pó uma parte do que foi retirado dele, distribuindo o aroma por igual. Mas por não passar pelo pó, não tem aroma próprio.

Da mesma maneira, um companheiro que não comparece às reuniões é igual à água que não passa pelo coador e não tem o perfume do café. Quando um companheiro deixa de participar de uma promoção, ele recebe dos demais a experiência por eles vivida, aprendendo com a experiência alheia – mas não terá o vigor de ter vivido ele mesmo a experiência de ajudar alguém.

Somente aquele que vê os olhinhos cheios de lágrimas de uma criança ganhando um presente de Natal pode sentir realmente o que é ajudar o próximo. Somente quem vê o sorriso de um idoso ao receber uma visita pode reconhecer o valor de um sorriso verdadeiro. É que por vezes nos esquecemos que quem ouve esquece; quem vê às vezes lembra; mas quem ouve, vê e faz, aprende.

Vigor


Eu tenho passado por experiências gratificantes no Rotary, seja nas festivas, nas reuniões semanais, nas promoções do clube ou durante os intercâmbios da amizade. Sempre que temos um evento ou um encontro com os companheiros, a certeza é de que haverá aprendizado e companheirismo. Isto tem tornado os companheiros mais fortes e unidos nos ideais do Rotary, ao passo que os companheiros que não são frequentes se parecem com a brasa que fica longe da lareira: aos poucos, eles vão se apagando, até que não tenham mais calor.

Um clube, mesmo que numeroso, mas que tenha companheiros pouco participativos, será um clube fraco como o café do começo deste texto – porque os companheiros que não participam não têm o mesmo vigor, e o clube perde em força e coesão.

Pensando nisso, afirmo que a presença dos companheiros nas reuniões e nas promoções do seu clube é de participação obrigatória para aquele que vê no Rotary Club mais do que apenas um clube de serviços ou de um lugar para encontrar os amigos. O Rotary International é uma organização responsável e preocupada com o bem comum ao redor do mundo, e por isso seus associados devem ser responsáveis.

* O autor é Carlos Eduardo Buchweitz, associado ao Rotary Clube de Maringá-Aeroporto, PR (D. 4630).


fonte: brasilrotário.com.br

8 de maio de 2011

DIA DAS MÃES - 2011 - MENSAGEM DO ROTARY BOM JESUS




Oração Pela Minha Mãe


Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar
entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!

Peço-te por minha mãe,
sinal concreto e visível de teu amor entre nós.
Multiplicai os seus dias
em nosso meio!

Acompanha-a em todo riso
e em toda lágrima,
todo trabalho e toda prece,
todo dia e toda noite!

Que tua bênção cubra de luz
a vida de minha mãe para que,
inundada de ti, ela seja sempre mais
Presença do divino em minha vida. Amém!

Autor Desconhecido

7 de maio de 2011

1 de maio de 2011

O Rotary na Rede Vida

Distrito 4750 no Programa 3 do Rotary na Rede Vida
– 30/04/2011
Prezados,

Hoje, 30 de abril, continuaremos a caminhada de divulgação a nível nacional das atividades rotárias no Brasil, através do Projeto Multidistrital de Subsídios da Imagem Pública (PR Grants), patrocinado pelo Rotary International, em parceria com os distritos interessados. Como informado, sábado passado a Rede Vida precisou do horário para programação específica da Semana Santa (previsto em contrato).

Idealizado pelo ex-diretor Themistocles Pinho, em 2007/2008, e mantido pelo atual diretor, Antonio Hallage, o projeto impressiona pelos números. Nesse período a equipe de reportagem percorreu praticamente todo o território nacional, onde capturou histórias e imagens de sucesso protagonizadas pela família rotária brasileira. Em 2010/2011 o projeto mantem o mesmo pique.

Este ano participam 14 distritos, cujos trabalhos mostraremos através da Rede Vida, todo sábado, a partir das 21h30 (horário de Brasília). Ao todo, veicularemos nove programas. Há possibilidade do décimo programa, ainda em estudo.

Teremos como parceiros comerciais o Instituto CETRO (também participante ano passado) e a Fundação dos Rotarianos de São Paulo. Desde o ano passado o ex-governador Paulo Eduardo Fonseca é o coordenador da área contratual.

A parte operacional continua com a produtora Videologia Comunicação, presente desde a primeira edição do projeto, sob a orientação e acompanhamento editorial da Coordenadoria da Imagem Pública no Brasil.

O primeiro bloco do programa mostrará os projetos do Distrito 4750. No segundo bloco a equipe de reportagem continuará no Rio de Janeiro, em reportagem especial sobre os sforços dos rotarianos na grande tragédia ocorrida na região serrana daquele estado, em janeiro passado. São cenas fortes, mas com o foco – para usar palavra da moda – na reconstrução de Nova Friburgo e Teresópolis. O mote da reportagem é “Rotary leva esperança”.

Abaixo, as informações repassadas pela Rede Vida sobre como sintonizar os programas nos diversos canais por onde opera.


Cobertura
A REDEVIDA está presente em todo território nacional através do sinal aberto (VHF-UHF). Neste ano de 2011 o Canal da Família estará com o sistema digital de Televisão implantado em todas as capitais brasileiras e nas 20 principais cidades do interior do estado de São Paulo, beneficiando mais de 55 milhões de habitantes com um sinal de alta qualidade.

ANTENAS PARABÓLICAS
Cobertura em todo território nacional e países vizinhos.
TV ABERTA
Sinal em canal aberto (VHF-UHF) em todas as 27 capitais de Estados e nas 500 principais cidades brasileiras
Cobertura em mais de 1.500 municípios
Potencial de mais de 110 milhões de telespectadores
TV POR ASSINATURA
NET – canal 26 (3,2 milhões de assinantes)
TVA – canal 165 Digital 04 Analógico (280 mil assinantes)
SKY – canal 20 (2,2 milhão de assinantes)
Telefônica Digital – canal 229
OUTRAS OPERADORAS*
Mastercabo (canal 6), Tech Cable (canal 10), TV Show(canal 35), TV Alphaville (canal 7), Net Angra (canal 99), Pontal Cabo (canal 7), TV Cabo (canal 21), TV a Cabo CTBC (canal 12), Cabo TV Natal (canal 37), Big TV (canal 9), Net Jangadeiro (canal 24), Via Cabo (canal 96), Mais TV (canal 39).


Também disponibilizaremos o link do programa pela internet, como fazemos desde o ano passado.

Favor repassar aos integrantes de suas listas.

Bom programa

Forte abraço

Fernando Antonio Quintella Ribeiro
Coordenador da Imagem Pública para o Brasil


fonte: site do distrito 4750

MENSAGEM ROTÁRIA

Recebi do Gov. Marcos Rosa com o compromisso de passar para os rotarianos bonjesuense, e aqueles que prestigiarem o blog do RC Bom Jesus do Itabapoana.


"Prezados Companheiros e Companheiras,
Saudações Rotárias!!!

Relendo e relembrando Paulo Viriato.
Rotariamente
Marcos Rosa
Governador 2010 / 2011 Distrito 4750
Rotary International


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Roberto Carlos Monteiro
Data: 29 de abril de 2011 09:34
Assunto: Pensamento de Paulo Viriato Corrêa da Costa


Prezado Amigo e Companheiro
Governador Marcos Rosa

Por oportuno transcrevo para seu conhecimento trecho do livro
"Mensagens" de autoria do saudoso ex-Presidente de Rotary
International PAULO VIRIATO CORRÊA DA COSTA:


"O dinheiro, que parece tudo comprar, não nos faz adquirir a
verdadeira essencia dos valores absolutos.

O dinheiro compra:

> a cama, mas nâo o sono,
> o livro, mas não a inteligência,
> a comida, mas não o apetite,
> o luxo, mas não a beleza,
> a casa, mas não o lar,
> o remédio, mas não a saude,
> a intimidade, mas não o amor,
> o divertimento, mas não afelicidade,
> a companhia, mas não o companheirismo.


O Rotary pede a cada um rotariano não é o seu dinheiro, às vezes tão
fácil de dar, mas seu engajamento, sua participação pessoal - um pouco
do seu precioso tempo.
Rotary pede que nos unamos todos numa inquebrantável corrente de
prestação de serviços a envolver o mundo".


Abraços fraternos e as mais cordiais e sinceras

Saudações Rotárias