23 de setembro de 2011

Sobre Ética



O Rotary & a Ética da Resposta
Edison Luiz de Oliveira

Viver em sociedade, conforme pesquisas científicas, é próprio da natureza humana. O homem não pode ficar isolado no mundo, pois necessita viver em contato permanente com outras pessoas. E todas, indistintamente, têm um objetivo específico a atingir.
Na busca desse objetivo, os relacionamentos entre as pessoas implicam, às vezes, na geração de conflitos de interesses. Isto é até normal. Porém, as regras foram criadas para dar um clima de convivência pacífica na sociedade. Sem regras, sem leis, por exemplo, uma sociedade não sobrevive, não se estrutura de forma permanente.
Para atingir suas metas, o homem também necessita do auxílio de outros tipos de sociedade, como as sociedades religiosas, matrimoniais, educacionais, profissionais e filantrópicas, entre outras.
O Rotary Club, como uma associação filantrópica internacional, presta um serviço de grande valia para todas as comunidades, de modo geral. É a sua resposta aos anseios das classes minoritárias.
Todas as pessoas carregam dentro de si, desde o seu nascimento e durante toda sua existência, certas crenças e valores que devem ser moldados sob a égide da Ética. A Ética é um ramo da filosofia que estuda e lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.
Adicionalmente às condições que a cercam, cada pessoa recebe, desde seu nascimento, um conjunto de informações a respeito da vida e que tratam de assuntos relacionados à sociedade. De modo geral, estas informações atingem, entre tantas outras, questões ligadas à “justiça social” entre os homens.

Necessidade de ação
Podemos observar que, na família, os filhos querem respostas. Os pais também querem respostas. Na escola, os alunos querem respostas, e os professores anseiam por respostas. No trabalho, os empregados querem resposta. O desempregado também quer resposta, o endividado quer resposta, o doente quer uma resposta.
Não podemos ser omissos, principalmente neste contexto turbulento em que vivemos. Nosso país é grande e os problemas existentes o são na mesma proporção, mas as possibilidades de solução estão aí presentes. Compete a nós exercermos nossa cidadania na busca dessas soluções.
O Rotary está atento a essas mudanças. As respostas a essas questões repousam no passado e – mais ainda – no presente. “Dar de si antes de pensar em si” é um lema rotário em busca de uma ação construtiva, visando a felicidade dos seus semelhantes, a valorização da amizade, a prática de princípios éticos e o empenho máximo para a paz entre todos os povos. Essa frase de grande efeito é adotada como o principal lema do Rotary, uma vez que explica sucintamente a filosofia altruísta da prestação de serviços voluntários.
Os princípios éticos que devem ser enaltecidos estão embasados na ação com coerência, confiança e continuidade. O trabalho e a ação de pessoas dispostas a dar respostas práticas aos anseios das classes oprimidas e desamparadas ameniza a dor existente nestas mesmas classes. Por isso, dar respostas aos anseios de pessoas carentes, oprimidas e excluídas é uma questão de Ética e de cidadania.

fonte: brasilrotario

Nenhum comentário: