7 de março de 2012

INDIA LIVRE DA PÓLIO

O evento All India End Polio Now Road Show, organizado pelo Distrito 3201
(partes de Kerala e Tamil Nadu), inspirou o apoio pela erradicação da pólio na Índia,
Nepal e Butão. Foto cedida pelo Distrito 3201


A Organização Mundial de Saúde removeu oficialmente a Índia da lista de países endêmicos da pólio. O Ministro da Saúde e do Bem-Estar da Família da Índia, Ghulam Nabi Azad, fez o anúncio no evento sobre a pólio ocorrido no dia 25 de fevereiro em Nova Delhi. Azad disse que foi informado da boa notícia diretamente pela diretora-geral da OMS, Dra. Margaret Chan.

"É satisfatório saber que completamos um ano sem registrar nenhum caso da doença no país", disse o primeiro-ministro Manmohan Singh durante o evento, organizado pelo governo da Índia e pelo Rotary International. "Isso nos dá a certeza de que podemos finalmente erradicar a pólio não só na Índia, mas no mundo inteiro."

O último caso registrado na Índia foi o de uma menina de 2 anos, no dia 13 de janeiro de 2011, em West Bengal. Antes do país ser certificado como livre da pólio, deve primeiro passar mais dois anos sem registrar nenhum caso da doença, que continua endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Vacina oral bivalente

Até 2009, a Índia respondia por quase metade do número de casos de pólio no mundo. Um dos fatores mais importantes desse sucesso tem sido o uso da vacina oral antipólio bivalente, que é eficaz contra ambos os tipos remanescentes do vírus. Outro fator tem sido o rigoroso monitoramento, que ajudou a reduzir para menos de 1% o número de crianças que deixam de ser vacinadas durante os Dias Nacionais de Imunização, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Desde 1988 o Rotary tem sido um dos líderes na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio ao lado da OMS, Unicef e Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. A Fundação Bill e Melinda Gates também é chave nessa iniciativa.

Vestindo seus coletes e bonés amarelos, os cerca de 119.000 rotarianos da Índia têm ajudado a vacinar crianças, organizar acampamentos pró-saúde e conscientizar a população sobre a pólio, com a distribuição de banners, bonés, gibis e outros itens.

Apoio global de rotarianos

"Com o apoio de nossos irmãos e irmãs em Rotary no mundo todo, os rotarianos indianos trabalharam mês a mês na realização de Dias Nacionais de Imunização, levando a vacina oral antipólio a milhões de crianças", afirmou o presidente do Rotary International, Kalyan Banerjee, do Rotary Club de Vapi, Índia. "Como indiano, estou muito orgulhoso do que o Rotary conquistou, porém, sabemos que esse não é o fim de nosso trabalho. O Rotary e seus parceiros devem continuar a imunizar crianças na Índia e em outros países até que o objetivo final de um mundo livre da pólio seja alcançado".

"Um ano inteiro sem um caso da pólio na Índia é um passo significativo rumo a um mundo livre da doença; um exemplo do que pode ser feito não importa qual seja o problema a ser enfrentado", disse Robert S. Scott, presidente da Comissão Internacional Pólio Plus do Rotary. "Os rotarianos da Índia estão e devem estar orgulhosos de seu empenho em todos os sentidos, pois sem eles, o mundo não teria alcançando esse marco."

Deepak Kapur, de Nova Delhi, é responsável pelo programa de erradicação da pólio do Rotary na Índia e reconhece o empenho do Ministério da Saúde do país nesta batalha. Até então, o governo indiano gastou mais de US$1,2 milhão em atividades em prol da erradicação da doença. "O apoio governamental para derrotarmos a pólio, e temos a sorte de ters um governo que é nosso maior promotor nessa empreitada", afirma Deepak. .

Para mais informações:

Veja um post no Rotary Voices blog

Assista a um vídeo do presidente do RI Kalyan Banerjee

Saiba mais sobre os trabalhos do Rotary pela erradicação da pólio

Contribua com a campanha End Polio Now


fonte: rotary.org

Nenhum comentário: