31 de julho de 2012

Desafio rotário do quadro associativo




Mundo

30.07.2012 | 10h01

Participe de um desafio rotário do quadro associativo

Em agosto, Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão, compartilhe seu entusiasmo pelo Rotary com sua família, amigos e comunidade.
Neste ano você está convidado a participar de duas atividades para ajudá-lo a identificar o motivo de ter se associado ao Rotary, o que faz com que você permaneça na organização e porque outras pessoas devem se associar.
Em primeiro lugar, preencha o formulário Desafio no Mês do Quadro Associativo e Expansão. Comprometa-se a apadrinhar um novo associado, contar a um amigo ou colega de trabalho sobre os projetos de seu clube, ou servir de mentor a associados novos ou potenciais. Depois de preenchê-lo, enviaremos a você um e-mail com materiais e recursos úteis.
Além disso, participe do Dia do Momento Rotário no Twitter, em 14 de agosto, tuitando sobre sua principal recordação ou evento no Rotary, falando sobre as atividades de seu clube ou contando sobre um projeto comunitário (use a hashtag #RotaryMoment).
Não tem conta no Twitter? Ouça a gravação do webinar Usando mídias sociais para promover seu clube ou distrito para saber como criar uma conta, tuitar, usar hashtags e muitos mais.
Rotary International

RC Bom Jesus - Homenagem aos avós

Rotary de Bom Jesus presta homenagem aos avós em seu dia, 26 de Julho.





29 de julho de 2012

Plano Visão do Futuro




Conheça dez lições aprendidas durante o piloto do Visão de Futuro

Brasil Rotário
Em preparação ao lançamento global do novo modelo de subsídios da Fundação, em julho de 2013, algumas mudanças estão sendo feitas com base no feedback recebido dos distritos pilotos do Visão de Futuro. São elas:
1. Um sistema on-line de fácil navegação paraqualificação distrital e pedidos de subsídio.
2. Um processo simplificado para solicitação de Subsídios Globais, com expectativas claramente definidas e uma lista de recursos para ajudar os rotarianos a fazerem seus pedidos.
3. Diretrizes precisas para atender aos requisitos dos Subsídios Globais referentes às áreas de enfoque e à sustentabilidade.
4. Critérios mais amplos em duas das áreas de enfoque: a área "educação básica e alfabetização" agora engloba educação secundária e a área "prevenção e tratamento de doenças" cobre prevenção de doenças não transmissíveis e promoção da saúde; além disso, todas as áreas de enfoque permitem certos tipos de projetos de infraestrutura.
5. A eliminação do requisito para que candidatos a bolsas financiadas por Subsídios Globais forneçam comprovante de exame de proficiência em idioma.
6. Ajuste da composição das equipes de formação profissional, reduzindo o número mínimo de viajantes para três e permitindo, com a aprovação da Fundação, que o líder da equipe não seja rotariano.
7. Financiamento de viagens internacionais para implementação de projetos financiados por Subsídios Globais.
8. Autorização para que até 20% do total do plano de gastos de Subsídios Distritais seja usado para contingências.
9. Uma redução no orçamento mínimo para Subsídios Pré-definidos, de 50 mil dólares para 20 mil dólares.
10. O acréscimo da Subcomissão Distrital de Gerenciamento de Fundos para assegurar a boa gestão dos subsídios.
A Fundação espera que tais mudanças ajudem os rotarianos a elaborarem projetos que atendam aos requisitos de Subsídios Globais, reduzindo, assim, o tempo entre o pedido e a liberação dos fundos.
Para começar a se preparar à transição ao Visão de Futuro, veja os cronogramas criados para clubes e distritos.
Rotary International

fonte:  brasil rotário

RC de Mogi das Cruzes-Leste cria banco de leite




27.07.2012 | 15h56

Tamanho da fonte: A A A A A

RC de Mogi das Cruzes-Leste cria banco de leite

O Rotary Club de Mogi das Cruzes-Leste, SP (D.4430), inaugurará o Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes, iniciativa desenvolvida em parceria com a prefeitura, que fornecerá a mão de obra necessária para o funcionamento do banco, alocado no novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde.
O clube realizou a compra de cerca de 80 mil reais em equipamentos, investimento que só foi possível graças a um projeto de subsídio, realizado junto à Fundação Rotária. O início das atividades está previsto para o próximo mês.

fonte: Brasil Rotário

28 de julho de 2012

BRASIL EM LONDRES



FORÇA BRASIL !

Estes merecem nossos aplausos!







26 de julho de 2012

23 de julho de 2012

Erradique a Pólio



Significado do lema 2012-2012 : PAZ ATRAVÉS O SERVIR





O lema do Presidente de RI – Sakuji Tanaka - Paz Através do Servir,
que regerá nosso ano rotário de 2012-13 é com certeza uma grande
inspiração para o trabalho em nossas comunidades. Esse belo lema
foi desenvolvido com muito carinho e suas simbologias estão
totalmente ligadas ao tema central. Veja abaixo o significado deles:


Origami de um Tsuru – O Tsuru () é um dos símbolos mais conhecidos do
Japão. Está relacionado à longevidade, saúde e fortuna (sorte). Diz a lenda que
quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo
que deseja alcançar, terá bons resultados. Ganhou forte relação com a paz após a
segunda guerra mundial. Saiba mais sobre essa história lendo a seguir.

A flor de cerejeira (sakura, サクラ)  é outro grande símbolo do Japão ligado à
beleza, ao amor, a felicidade, a renovação (recomeço) e a esperança.

Apresentadas em nosso lema na cor branca (paz), simbolizam o poder de
renovação, de recomeço após difíceis períodos pelos quais o Japão passou.


A HISTÓRIA DE SADAKO

Conta a história que Sadako Sasaki tinha quase dois anos quando a bomba atômica explodiu há cerca de uma milha de sua casa em Hiroshima. Aparentemente ilesa, ela escapou com a mãe e o irmão mais velho em direção ao Rio Oto, na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia.
Até a idade de doze anos, Sadako aparentava estar normal, uma menina saudável,
quando desenvolveu leucemia, decorrente da radiação recebida pela descarga da bomba.
Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda do tsuru, propondo que dobrasse os mil tsurus, na intenção de obter a cura. E a menina começou então a dobrar Tsurus, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako disse a cada um dos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro."
Mas Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros... Dobrou 964 tsurus até  25/10/1955, quando morreu.
Seus amigos de classe completaram os tsurus de papel que faltavam a tempo para seu enterro, iniciando uma campanha nacional para construir um monumento em sua memória, e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba.
Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o Parque. Desde então o tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento para desarmamento nuclear.
A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido, terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte. É uma história do poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para a expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor.

11 de julho de 2012

ROTARY INTERNATIONAL - INSTRUÇÃO




Momentos Históricos: Por que o ano rotário começa em 1° de julho


Já parou para pensar por que o ano rotário começa no dia 1° de julho? Isso se deve, em grande parte, à Convenção do Rotary.  
O primeiro ano fiscal do Rotary começou no dia seguinte ao encerramento de sua primeira Convenção, em 18 de agosto de 1910. O ano fiscal 1911-12 seguiu a lógica, com a diferença que começou no primeiro dia da Convenção de 1911, em 21 de agosto. 
Em sua reunião de agosto de 1912, o Conselho Diretor do RI encomendou uma auditoria na Associação Internacional de Rotary Clubs. Os auditores recomendaram que a organização finalizasse seu ano fiscal em 30 de junho, para dar ao secretário e tesoureiro tempo suficiente de preparar os detalhes financeiros para apresentação na Convenção e ao Conselho Diretor, e determinar o número de delegados de clube presentes no evento.  
A Comissão Executiva concordou e, na reunião de abril de 1913 designou 30 de junho como o último dia do ano fiscal. A medida permitiu mudanças no período de entrega de relatórios de quadro associativo e pagamentos dos clubes. Até mesmo a revista The Rotarian , a partir da edição de julho de 1914, mudou seu sistema de numeração para refletir o ano fiscal em vigor até hoje.  
As Convenções do RI continuaram acontecendo em julho ou agosto até 1917. Na Convenção de 1916 em Cincinnati, EUA, foi aprovada uma resolução mudando o evento para junho, principalmente por causa do calor em julho e agosto nas cidades que poderiam sediar a Convenção. Assim, a próximo evento aconteceu de 17 a 21 de junho em Atlanta, também nos EUA.  
Desde 1913, o termo "ano rotário" tem sido usado para marcar o período administrativo anual da organização. Um artigo da The Rotarian de julho do mesmo ano informava: “O ano rotário que está para se encerrar foi pontuado por excelentes reuniões conjuntas de clubes”.
Desde 1913 o ano rotário sempre termina em  30 de junho. 
fonte:  rotary.org

ROTARY, Humanidade em ação.



4 de julho de 2012

SERVIR, SEMPRE SERVIR!


SERVIR, SEMPRE SERVIR!
Vera Maria Viana Borges

Meio século de suprema glória,
De um lindo sonho que nascera outrora,
De grandes vultos de eternal memória,
No ideal de SERVIR que revigora.

Servir, sempre servir! Foi feita a história
E o tilintar das taças faz-se agora.
Em Bom Jesus, o ROTARY é vitória,
Que hoje o cinqüentenário comemora.

Com ação e visão constrói o mundo,
Direcionando para o bem, a vida,
Obra grandiosa de um amor profundo.

Com seu ofício tão sublime e humano
A “LUZ DIVINA” se faz refletida
Nos paladinos do cotidiano.