7 de setembro de 2013

INSTRUÇÃO/INFORMAÇÃO ROTÁRIA




O que é o Rotary para você?

Eis uma pergunta intrigante que enseja uma infinidade de respostas.
Podemos dizer que as respostas estão intimamente relacionadas com cada indivíduo que venha a conhecer os objetivos do Rotary.
As afinidades, tendências, capacidades, preferências, interesses etc..., são fatores subjetivos que determinam o exercício da atividade rotária. Cada rotariano, naturalmente, tem sua maneira própria de ver na instituição o ponto  que mais o atrai, que mais o motiva a participar do  movimento rotário.
Um Rotary Club fez esta pergunta aos seus associados para poder distribuir as tarefas do ano rotário que se iniciava. Um grande número de respostas diferentes foi a base para colocar cada associado na comissão de sua preferência.
Rotary para um é companheirismo, respondeu um associado. O meu interesse é fazer amizades, conhecer pessoas, trocar conhecimentos.
Outro disse que via no Rotary uma oportunidade de servir à sua comunidade sem ter de se comprometer demasiadamente.
Houve um que acha que o principal papel do Rotary é pressionar as autoridades constituídas a executar as obras e os serviços públicos. 
Enfim, cada um, sincera ou insinceramente, abordou os diversos aspectos dos objetivos do Rotary.
Sabemos que nem todos os rotarianos estão dispostos a doar tempo e serviços ao Rotary, além do cumprimento do dever de comparecimento às reuniões. Entretanto, uma boa parcela se dedica, com convicção e prazer, a fazer com que a engrenagem rotária gire por todo o mundo implementando importantes projetos de prestação de serviços. Um diretor de Rotary International disse, certa vez, que se fôssemos atribuir um valor monetário às horas trabalhadas por todos os rotarianos e rotarianas do mundo em um ano, ficaríamos impressionados com a cifra final.
No Rotary há tarefas para todos os que desejam ajudar com dedicação. Se você é hábil em preparar um churrasco, ajude nos eventos dessa natureza promovidos pelo seu clube; se gosta de escrever, assuma a direção do boletim do clube; se entende de finanças, peça para ser tesoureiro; se tem boa dicção e é organizado, o seu lugar é como protocolo. Enfim, apresente-se para trabalhar naquilo que mais o atrai. Não espere ser chamado.
Um dos lemas rotários mais inspirativos foi do Presidente filipino Mat Caparas: “Você é a Chave”.
Nós dizemos que PARTICIPAR é a palavra – chave que impulsiona o Rotary. Seja participativo e desfrute da satisfação de SERVIR.
--------------------xxxx------------------------
Autor:  EGD  Flavio de Mattos – Gov 1989/1990 e 2004/2005
  In “Minha Visão Comparativa do Movimento Rotário”



Nenhum comentário: