9 de setembro de 2013

MEMÓRIA DO DISTRITO 4750




Os dez primeiros anos – 1985-1995



Prefácio à primeira edição da Memória do Distrito 4750

Na condição de Conselheiro Pessoal do Governador Gilson Miguel de Bessa Menezes, e rotariano por convicção, vi-me envolvido com a concretização de um sonho, há muito acalentado pelo Distrito 4750.

Preservar a sua memória, através de obra que permitisse a todos, a qualquer tempo, voltar às origens, como forma de sua própria sobrevivência e evolução futura.

A idéia, mais uma vez, surgiu nos trabalhos preparatórios da governadoria 1994-1995, tendo o Governador Gilson optado pela criação do tema “Coordenadoria”, ao invés de mais uma comissão, demonstrando o sentido prático que gostaria de ver nos trabalhos.

Aos seus membros, rotarianos de escol, era transmitida uma missão, não de criar, mas de juntar pessoas e fatos, espalhados nesses 10 anos de rotarismo em nosso Distrito 4750, pois lhes cabia por atribuição expressa, delegada pelo Governador, “Preparar a Memória do Distrito 4750″.

A princípio, numa primeira etapa, participei do trabalho, mais como espectador privilegiado, eis que a coordenadora do trabalho, a par de seus dotes rotários, há mais de 30 partilha comigo da felicidade de um lar bem construído e de uma família sólida.

Vi o trabalho começar, timidamente a princípio, contatos aqui e acolá, telefonemas, conversas, reuniões (poucas mas frutíferas), e aos poucos a idéia, à medida que se corporificava E tomava forma, o meu entusiasmo crescia ao ver o objetivo prestes a ser conseguido, a meta prestes a ser atingida.

Assim, de mero observador, integre-me ao projeto, e não víamos o dia em que a derradeira palavra estivesse escrita, a última mensagem transcrita, o último fato importante relatado.

Enfim, finda a obra, aos seus mentores caberia entregá-la aos companheiros rotarianos do Distrito, e, por gentileza do grupo, deram-me a satisfação de poder escrever estas palavras que, mais que uma apresentação, são uma manifestação de regozijo pelo trabalho elaborado, que há de perenizar o Distrito 4750, como prova viva do quanto tantos a ele se têm dedicado.

Ao oferecê-las, sem a pretensão de um prefácio, mas como simples e sincero reconhecimento ao trabalho que este grupo presta ao Distrito 4750, a Rotary International e aos rotarianos em particular, dou meu testemunho da sinceridade e vontade de acertar que sempre os nortearam.

O trabalho não é para ser considerado obra literária, ou um primor de pesquisa: é, em verdade, o sentimento de um grupo de amigos e companheiros que viveu e ainda vive parte da história, e um preito de gratidão a todos aqueles que “deram de si, antes de pensar em si” em prol de uma causa e um objetivos justos.

Cumpre reconhecer, entretanto, que a obra vem num momento importante, quer para Rotary International, que completa seus 90 anos de existência, iniciando a caminhada final deste século XX, quer para o Distrito 4750, que completa seus primeiros 10 anos.

Estou certo, também, de que os que lerem este livro não se arrependerão, pois se nada de novo aprenderem, certamente, com maior convicção, se dedicarão à causa rotária; os mais antigos reviverão, por sua vez, momentos valiosos da vida de cada um.

Finalizando, quero assinalar que esta não é uma obra acabada; ao contrário, espero seja o início de um constante trabalho, que, certamente, a espaços de tempo, se completará; mas como todo começo, há de merecer o aplauso e beneplácito de todos.

Nada mais me resta dizer nesta oportunidade, na só expectativa de sua melhor atenção e crítica, com vistas ao seu aprimoramento futuro.

Themístocles A.C. Pinho

Niterói, 1995

FONTE: http://rotary4750.org.br

Nenhum comentário: