14 de novembro de 2013

Rotary responde ao surto de pólio na Síria




O presidente da Comissão Internacional Polio Plus, Bob Scott, publicou no blog End Polio Now uma declaração oficial sobre o surto recente de pólio na Síria. Confira:

A presença de pólio foi confirmada recentemente na Síria, país que está livre desta doença terrível desde 1999. Para evitar o alastramento do vírus, autoridades locais da área de saúde e de países vizinhos lançaram campanhas de imunização emergenciais em grande escala para vacinar todas as crianças da região.

O Rotary e seus parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio estão ajudando as autoridades sanitárias a iniciarem os trabalhos de contenção do surto.

Com a recente comemoração do Dia Mundial de Combate à Pólio, estes e outros casos de pólio em países livres da doença nos lembram de que nenhuma criança estará fora de perigo enquanto a poliomielite existir em um único lugar que seja.

Como líderes que representam todos os continentes, culturas e ocupações, os rotarianos têm trabalhado ativamente na região para aumentar a conscientização pública e obter mais apoio à luta contra a pólio:

EGITO

Os Rotary Clubs no Egito colaborarão com o Ministério da Saúde do país para divulgar e apoiar as atividades nacionais de imunização em novembro.

JORDÂNIA

Em setembro, Comissões Polio Plus distritais e nacionais visitaram o Ministro da Saúde para oferecer apoio às campanhas de vacinação contra sarampo, rubéola e pólio programadas para esta semana.

Rotarianos angariaram fundos para comprar o equipamento necessário para vacinar um número maior de crianças. Além disso, para aumentar a conscientização pública e incentivar as famílias a imunizarem seus filhos, os rotarianos estão espalhando pelas ruas de Amman placas com a mensagem End Polio Now em árabe.

LÍBANO

Rotary Clubs se juntaram ao Ministério da Saúde libanês, OMS e Unicef para ajudar a vacinar crianças, particularmente as menores de cinco anos.  Os rotarianos divulgarão a importância da erradicação da pólio em suas comunidades e servirão como voluntários durante as campanhas nacionais de imunização programadas para novembro e dezembro.

TURQUIA

Os rotarianos estão criando uma comissão de coordenação na Turquia e contatando o Ministério da Saúde para oferecer apoio.

BULGÁRIA

Rotarianos na Bulgária estão trabalhando com a Cruz Vermelha em uma campanha para arrecadar fraldas para bebês e alimentos para os refugiados sírios.  No Dia Mundial de Combate à Pólio, rotarianos e rotaractianos distribuíram folhetos da campanha End Polio Now impressos em búlgaro.

Enquanto a pólio continuar endêmica em um único país, sempre haverá o risco de surtos. E é por isso que estamos tão animados com o progresso alcançado nos três últimos países endêmicos (Afeganistão, Paquistão e Nigéria): uma queda de 40% nos casos de poliomielite em comparação ao mesmo período no ano passado.

Como rotarianos, nós vamos cumprir nossa promessa de livrar o mundo da pólio e não desistiremos do nosso trabalho até que a paralisia infantil seja eliminada para sempre.

Bob Scott

(Presidente da Comissão Internacional Polio Plus do Rotary)

* Fonte: Blog End Polio Now

Nenhum comentário: