28 de setembro de 2009

REUNIÃO DE 28.09.2009


Na reunião desta noite do Rotary de Bom Jesus do Itabapoana, merecem destaques os seguintes fatos:


Palestra pelo companheiro Batista, que fez uma preleção sobre consócios.




Também hoje foi comemorado o aniversário da Dama Rotária Nadir, esposa do nosso companheiro 100% Jovair.

PARABÉNS Dna. Nadir!!!!



Companheiro Jovair e Dna Nadir

Ainda o churrasco na casa do Gute




As fotos complementares

27 de setembro de 2009

CHURRASCO DE COMPANHEIRISMO


Hoje foi realizado mais um churrasco de companheirismo na residência do companheiro-presidente Guth e da companheira Ideildes, abaixo o registro de alguns momentos:




Club do Bolinha



Davi, filho do companheiro Vitor

Carla e Vitor (pais de Davi), Flávio e esposa, Laura, Julia e esposo.



Damas Rotárias: Janete, Cabral, Flávia, Samiglia e Sônia

Marily, Maristela, Paula, Julinda e Judith


Galo o vô mais coruja do "pedaço"


Guth, Julia e Judith


Jardel gato de Ideildes


Judith, Ideildes e Galo com sua "mulata"



Judith e Davi, e como "papagaio de pirata" Nádia

IGE quebra nova barreira.

As primeiras equipes de Intercâmbio de Grupos de Estudos compostas inteiramente por usuários de cadeiras de rodas dos Distritos 9680 (Nova Gales do Sul, Austrália) e 5490 (Arizona, EUA), encontram-se com a governadora de Nova Gales do Sul, Marie Bashir, e seu marido, Sir Nicholas Shehadie (de pé no centro).



Para Robb Martin, de 33 anos, o Intercâmbio de Grupos de Estudos de 2009 entre os Distritos 5490 (Arizona, EUA) e 9680 (Nova Gales do Sul, Austrália) foi mais do que uma oportunidade de competir em uma regata, subir ao topo de uma montanha e conhecer outros policiais.

Foi também uma chance única de participar do primeiro IGE do Rotary exclusivamente para usuários de cadeiras de rodas.

Antigo policial em Prescott, Arizona, Martin ficou paralítico do peito para baixo depois de um acidente de carro em 2005, mas continua a trabalhar na central de atendimento e despacho da polícia.

"O objetivo deste IGE foi dissolver a percepção que se tem de que só porque usamos cadeiras de rodas não podemos fazer coisas que as outras pessoas fazem", explica Martin.

A ideia deste tipo de IGE surgiu dois anos atrás, durante uma conversa de Charlie Tegarden, governador do Distrito 5490 em 2008-09, e Darol Kubacz em um aeroporto. Os dois estavam voltando do México onde tinham ajudado a distribuir cadeiras de rodas a paralíticos sem recursos como parte de um projeto rotário. Kubacz, ele mesmo um cadeirante, estava curioso para saber mais sobre o Rotary, e Tegarden satisfez sua curiosidade.

"Logo o Intercâmbio de Grupos de Estudos surgiu na conversa", conta Tegarden. "Eu estava falando sobre como ele é um programa maravilhoso e pensando comigo mesmo que era uma pena que uma pessoa como Kubacz não pudesse participar por não ter como viajar. De repente me ocorreu que ele estava ali comigo num aeroporto no México! E por que ele não poderia participar de um IGE?"

Determinado a realizar um IGE exclusivamente para usuários de cadeiras de rodas, Tegarden encontrou um parceiro em Tony Castley, governador do Distrito 9680 em 2008-09, que ele havia conhecido na convenção do RI em 2007 em Salt Lake City, EUA. Os ex-governadores de distrito Harold Sharp (9860) e Don Schiller (5490) coordenaram o intercâmbio e finalmente a ideia se tornou realidade. Kubacz, agora sócio do Rotary Club de Phoenix-West, foi líder de equipe do Arizona.

Alguns rotarianos estavam a princípio um pouco inseguros com um IGE de cadeirantes, pela percepção de que eram "incapazes de viver e viajar sozinhos, ou de manter bons empregos em tempo integral", conta Sharp, sócio do Rotary Club de Crows Nest, Nova Gales do sul e co-presidente da comissão do IGE. "Graças ao intercâmbio, a atitude no nosso distrito mudou inteiramente."

Sharp, aposentado como gerente de organização sem fins lucrativos, diz fazer parte deste grupo. "Apesar de ter lidado com deficientes por muitos anos, o IGE para cadeirantes proporcionou a oportunidade de me envolver mais próxima e regularmente, e de perceber que estava subestimando as habilidades dos deficientes e seu desejo de serem julgados pelos resultados que eram capazes de alcançar e não por sua aparência."

No Arizona "somos hoje muito mais receptivos a deficientes físicos", conta Schiller, sócio do Rotary Club de Prescott-Sunup e presidente da comissão do IGE no distrito. "Talvez não tenhamos outro IGE exclusivamente para usuários de cadeiras de rodas, mas acho que teremos candidatos deficientes competindo por uma vaga como qualquer outra pessoa."

Martin está pensando em entrar para o clube de Prescott-Sunup.

"Como policial, pude servir à comunidade, o que era muito gratificante para mim", ele conta. "Agora encontrei outra maneira de satisfazer esta necessidade de ajudar as pessoas."

"Gostaria de ser líder de uma equipe de IGE no futuro."

Por Jennifer Lee Atkin Notícias do Rotary International -- 18 de setembro de 2009

26 de setembro de 2009

I G E 2009 - Seleção dos candidatos

Seleção de candidatos para o IGE 2009-1024/9/2009 - Distrito 4750

As provas de seleção de candidatos a líder e membros para o Intercâmbio de Grupos de Estudos deste período rotário serão realizadas nos próximos dias 23, 24 e 25 de outubro, na FAOL, em Nova Friburgo.


Segue a programação prevista:

1. Temas:
a. Redação

b. Inglês
c. Rotary
d. Estados Unidos
e. Brasil
f. Conhecimentos Gerais

2. Comissões de Avaliação:

a. Redação:Mínimo de 15 linhas – tempo máximo de 1/2 hora
Fany Zissu

b. Inglês:
Governador Marcus dos Santos Paes
Governador Gilson Miguel de Menezes
Tesoureiro Heinz-Werner Herbert von Uslar

c. Rotary:
Antônio Elisiário Ferreira

d. Estados Unidos:
Justiniano Conhasca

e. Brasil:
Nylson Macedo

f. Conhecimentos Gerais:
João Carlos Mayer

3. Perguntas:

Os entrevistadores deverão elaborar 15 perguntas sobre seu tema e levá-las em sigilo no dia da seleção.

Deverão ser efetuadas apenas 4 (quatro) perguntas a cada candidato sobre cada tema.

A avaliação deverá ser feita de 0 a 10 (números inteiros).Cada entrevistador dará uma nota para cada candidato a cada tema.

4. Organização:

a. Os candidatos serão recepcionados na FAOL
b. Após a recepção serão submetidos à prova de redação, todos em uma mesma sala e ao mesmo tempo.
c. A seguir, serão encaminhados, individualmente, para a comissão de avaliação do inglês.
d. Em seguida, serão encaminhados, individualmente, para a sala de avaliação geral.
e. Terminada a avaliação, os candidatos deverão se retirar da FAOL ou aguardarem seus companheiros fora da sede.

5. Avaliação dos líderes:

Os líderes deverão ser avaliados pelos seguintes itens:
a) Inglês - (deverá ser feita no sábado, após os membros):
b) Brasil;
c) EUA;
d) Rotary:
e) Conhecimentos Gerais;
f) Liderança.

OBS: Dependendo dos entrevistadores e dos candidatos a líderes, a sabatina poderá ser feita no sábado.

fonte: site do distrito 4750

Subsidio Simplificado

Estão abertas as inscrições para projetos de “Subsídio Distrital Simplificado”. Se seu clube deseja participar, o prazo se estenderá até 31 de dezembro de 2009 impreterivelmente.

Vencido esse prazo, serão selecionados, dentre os inscritos, os cinco projetos que melhor preencham os requisitos exigidos pela Fundação Rotária e maior impacto tenham na comunidade, ao valor máximo de 1200 dólares rotários cada um.

Os projetos que não forem atendidos neste período comporão um banco de projetos de subsídios simplificados que será encaminhado ao Governador Eleito do Distrito, bem como ao Indicado para aproveitamento em períodos subsequentes.

Os resultados da seleção dos projetos, que serão contemplados com subsídio e habilitados para execução em 2010-11, serão divulgados em março de 2010.

Inscreva já o projeto do seu clube!

Mais informações:
Brigitta Grundig Monteiro
Subcomissão Distrital de Subsídios
E-mail: brigitta@superig.com.br
Tel/Fax: 21-2616-3154
Endereço: Rua Comendador Marcelo Queiroz 89,
Pendotiba
Niterói, RJ, CEP 24320-500

fonte: site do distrito 4750

22 de setembro de 2009

ALGUMAS IDEIAS PARA UM PLANETA SUSTENTÁVEL II


Segue acima mais dicas


Fotos Visita Governador ao São Francisco

Mesa Presidencial

Presidente Gute recebe Troféu Caravana Mais Distante

Presidente Gute e Nilton - RC Bom Jesus

21 de setembro de 2009

Rotary inicia círculo de palestras.



O Rotary de Bom Jesus iniciou um novo projeto, o de palestras rápidas e ministradas, preferencialmente, por seus sócios. Serão palestras como temas livres voltados para a profissão ou atividade comercial do palestrante.
O companheiro Fabio Junger Brasil, gerente do Banco do Brasil ag. de nossa cidade, abriu o círculo de palestras com o tema "Ações do Banco do Brasil na área de atendimento aos usuários", oportunidade que tomamos conhecimento das medidas adotadas pelo banco para melhor atender aos clientes, vantagens do uso das máquinas de autoatendimento, dispositivos de auxilio à pessoas portadora de necessidades especiais, combate a fraudes, etc.
Excelente!
A próxima palestra está a cargo do companheiro Batista, que versará sobre Consórcio de Veículos.

21 de Setembro = Dia da Árvore






O Rotary de Bom Jesus, em parceria com o Colégio Adventista, de nossa cidade, plantaram hoje, Dia da Árvore, cerca de 30 mudas de árvores na propriedade do companheiro Gute, o "Recanto dos Galo".

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de nossa cidade também promoveu evento alusivo ao Dia da Árvore onde demonstrou a importância da preservação do meio ambiente.

ALGUMAS IDEIAS PARA UMA PLANETA MAIS S U S T E N T Á V E L



Em homenagem ao dia de hoje, começamos a publicar algumas dicas, que decerto ajudarão na sustentabilidade de nosso Planeta.

Você também pode visitar o site www.planetasustentavel.com.br e obter mais dicas.

19 de setembro de 2009

Festa de Agosto ...Assim tudo começou!!



Em 1860 chegou por estas terras, a família Teixeira de Siqueira. Foram eles que marcaram o início das festas do Divino Espírito Santo em nosso Município. Embora sendo uma festa religiosa, foi esta festa, FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, que deu origem a nossa tradicional Festa de Agosto, dando início a outras atividades como: quermesse, leilões, barraquinhas de vendas de especialidades locais, shows com pessoas da terra, etc.

O início das Festas do Divino aconteceu em maio de1863. Os filhos do casal Teixeira de Siqueira receberam das mãos da Srª Felicíssima em 1860, as “Relíquias Sagradas”, que se refere a Coroa e o Cetro do Divino Espírito Santo, chegadas de Portugal, com a recomendação de trazê-las para a Fazenda da Barra e entregá-las logo que possível à Igreja do Arraial e aqui continuarem as devoções tradicionais com as orações, novenários, visitas às casas de família e oratórios.

Assim fazendo, continuaram a cumprir a devoção, com procissões entre as fazendas.

Em 1863, uma filha de Dª Felíssima estava com um filho, de nome Pedro, muito doente e para alcançar a cura de seu filho ela prometeu ao Divino Espírito Santo que se o curasse, vestiria-o a caráter como Imperador da Guarda da Coroa e do Cetro Divino.

O menino sarou e a promessa foi cumprida, seu pai foi até a corte comprar a roupa, por lá pegou a febre amarela, voltou para casa e ainda assistiu a festa do Divino Espírito Santo com o 1º Imperador, seu filho, vestido com roupas belíssimas. Mas morreu logo em seguida, foi ele a 1ª vítima de febre amarela da nossa região. Em 1875 foram iniciadas as obras da Igreja Matriz pelo Padre José Guedes Machado, as relíquias foram a ele entregues para que a Igreja continuasse a devoção.

As Festas do Divino então passaram a acontecer no Arraial.

Em 1897 o Bispo Diocesano nomeou para vigário de Bom Jesus um padre português, de nome Antonio Francisco de Mello, Pe. Mello.

Chegando aqui, encontrando a devoção e a festa do Divino, ficou surpreso, pois era uma devoção igual a de sua terra natal, Portugal, procurou conservá-la e incentivá-la. Apenas transferiu a época de sua realização para o mês de Agosto, uma das razões foi devido ao término da colheita do café. Assim a Festa do Divino Espírito Santo recebeu o nome de “FESTA DE AGOSTO”.

Padre Mello acrescentou aos rituais da festa o hino “Alva Pomba”, de autoria de Padre Delgado, lá de Portugal, em honra do Divino Espírito Santo. Nas procissões a banda de música o executava e os fiéis cantavam, tradição que se perdura até hoje.

Padre Mello veio a falecer em 1947, no dia 13 de Agosto, em plena festa que tanto amava. Seu sepultamento aconteceu no dia 14, às 11 horas. Durante o percurso do corpo para o cemitério, a Lyra Operária Bonjesuense executava, incansavelmente, o hino ALVA POMBA, juntamente com uma multidão de amigos e fiéis prestando-lhe esta última homenagem.

A tradição religiosa da festa do Divino foi interrompida em 1955, sendo seu Imperador o jovem Jamil Figueiral Ribeiro. Em 1983 foi retornada a tradição da homenagem ao Divino Espírito Santo, sendo a primeira visita das relíquias uma homenagem ao Sr. Zico Camargo, por ter perpetuado em seu livro toda a história das relíquias sagradas. O Imperador foi o menino Carlowe Vidaurre Nassif.

A Festa de Agosto então voltou a ter o seu significado inicial.


fonte: Livro "Nossa Terra Nossa Gente", de Ana Cristina Boniolo de Oliveira e Ivana dos Santos Gomes
Este livro foi elaborado em 1999 e adotado em escolas de nosso município.

RC de Bom Jesus visita o RC São Francisco


Ontem, 18/09, o Presidente Galo e o comp. Nilton estiveram presentes na Visita Oficial do Governador Spitz, do distrito 4750, ao RC de São Francisco de Itabapoana.

A solenidade foi realizada no Restaurante “Batelão”, na praia de Santa Clara. Também estavam presentes o Prefeito de São Francisco, o Governador eleito para o período 2011/2012, Paulo Goreti e representantes de alguns clubes da região.

Nosso clube foi agraciado com o Troféu de Caravana Mais Distante.

Em seu pronunciamento, o Governador Spitz prestou homenagem a alunos que se destacaram por seus valores éticos e morais, deu ênfase para darmos atenção aos recursos hídricos, mostrou a preocupação do Rotary com a possibilidade da volta da pólio, e comentou sobre uma ação para proteger o Rio Paraíba.

14 de setembro de 2009

Hábitos saudáveis podem reduzir risco de câncer de mama

As mulheres podem reduzir o risco de desenvolver câncer de mama até pela metade se ficarem atentas ao peso, exercitarem-se diariamente, amamentarem seus bebês e limitarem o consumo de bebida alcoólica, diz um novo relatório, divulgado pelo American Institute for Cancer Research.O documento atualiza uma análise de 2007 de mais de 800 estudos, acrescentando informação de 81 novas pesquisas, disse Susan Higginbotham, diretora de pesquisa do instituto.As medidas preventivas incluem manter um peso corporal saudável, participar de atividades físicas, com 30-60 minutos de duração diariamente, amamentar os filhos e limitar a ingestão de álcool a apenas um drinque por dia.O papel dos hormônios no câncer de mama, incluindo a terapia hormonal pós-menopausa e os contraceptivos orais, não foi examinado."Isso nos deixa mais certos do que nunca de que nossas escolhas diárias podem nos proteger do câncer de mama", disse Higginbotham.Para reduzir o risco de câncer em geral, disse ela, a alimentação deve ser em grande parte baseada em plantas, com ênfase em frutas, vegetais, feijão e grãos integrais, e carne vermelha limitada.As recomendações são baseadas em estudos que observaram associações entre os comportamentos e um risco reduzido de câncer de mama. No entanto, esses estudos não comprovam uma relação de causa-efeito.
(Roni Caryn Rabin - The New York Times - Tradução: Gabriela d'Avila )
O Rotary fez parceria com o Google para disponibilizar gratuitamente on-line quase 100 anos de The Rotarian.
Todas as edições da revista, de 1959 a 2008, podem ser encontradas no Google Livros e mais edições estarão lá em breve. O site pode ser acessado na página da The Rotarian no site do RI.
Os usuários podem escolher na galeria de edições, organizada por décadas, ou clicar em "Search all issues" para procurar uma palavra ou frase em todo o catálogo. A colaboração é parte de uma iniciativa para tornar os materiais históricos do Rotary mais acessíveis aos rotarianos.
"O Google está fazendo todo o trabalho de escanear e indexar o material para facilitar as buscas, sem custo para o Rotary", diz Stephanie Giordano, arquivista do Rotary International.
Mais de 72.000 páginas estarão disponíveis quando o Google terminar de escanear e fazer o upload de todas as 1.100 edições. A primeira edição foi publicada em janeiro de 1911, quando a revista era chamada The National Rotarian.
Algumas das edições interessantes são a de dezembro de 1979, que relata o primeiro projeto de imunização da pólio; a edição do centenário em fevereiro de 2005; e outras dos anos 80, discutindo a admissão de mulheres no Rotary.
Tente você mesmo. Dê uma olhada em edições passadas.
Para história da revista e prévia de edições, veja a galeria de fotos da The Rotarian através dos tempos. (Notícias do Rotary International — 31 de agosto de 2009 )

Inscreva-se para o Dia Rotary/ONU



Aproximadamente 1.500 pessoas inclusive rotarianos, rotaractianos e interactianos além de líderes das Nações Unidas vão participar do Dia Rotary/ONU em Nova York, em 7 de novembro.
Organizado por representantes do RI na ONU, o evento vai contar com painéis de discussão sobre água, alfabetização, saúde e juventude. Palestrantes das Nações Unidas, Rotary e outras organizações não-governamentais vão discutir programas humanitários e falar sobre o relacionamento de mais de 60 anos entre o Rotary e a ONU.
O programa também incluirá um painel de jovens com um palestrante do Interact e um do Rotaract, que vão oferecer uma breve descrição de um projeto de prestação de serviços internacional com participação direta.
Para saber mais, inclusive sobre como se inscrever, acesse http://www.riunday.org/. As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro. Não deixe para depois!

11 de setembro de 2009

O Rotary - Dicas de economia

O principal resultado do trabalho da CEDAE é saúde

Sanear quer dizer tornar são, sadio, saudável. Pode-se concluir, portanto, que Saneamento equivale a saúde. O Saneamento Básico, indispensável para que as populações tenham melhor qualidade de vida, é dividido em cinco tipos de serviços: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem, coleta e destino final adequado ao lixo e controle de vetores (ratos,mosquitos etc.).Entretanto, a saúde que o Saneamento proporciona difere daquela que se procura nos hospitais e nas chamadas casas de saúde. É que para esses estabelecimentos são encaminhadas as pessoas que já estão efetivamente doentes ou, no mínimo, presumem que estejam. Ao contrário, o Saneamento promove a saúde pública preventiva. Reduz a necessidade de procura aos hospitais e postos de saúde, porque elimina a chance de contágio por diversas moléstias. Isto significa que, onde há Saneamento, são maiores as possibilidades de uma vida mais saudável e os índices de mortandade - principalmente infantil - permanecem nos mais baixos patamares.


Preserve a Vida, cuide do meio ambiente.

A CEDAE leva conforto e saúde a quase toda a população do Estado do Rio de Janeiro, prestando serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A água é captada nos mananciais, tratada e distribuída. Depois de transformada em esgoto, passa por tratamento para retornar ao meio ambiente. Os objetos jogados nas tubulações podem causar vazamentos. Não polua rios, lagoas e mares.


Cuide da rede de esgotos

Não jogue nos vasos sanitários: papel higiênico, preservativos, absorventes, fio dental, cotonetes, fraldas descartáveis, filtros de cigarro e etc.
Evite a entrada de folhas, galhos, plásticos e outros objetos nos ralos e caixas de inspeção.
Não jogue óleo de cozinha nem restos de comida na pia. Jogue o Lixo no lixo!




Economize Água

Verifique vazamentos em sua casa e no seu trabalho.
Não limpe quintais e calçadas com água.Use a vassoura!
Ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça não deixe a torneira aberta o tempo todo.

10 de setembro de 2009

Sentir-se à vontade.

Assim como desejamos que os visitantes dos nossos clubes encontrem um ambiente afável e tocado de simplicidade em que se sintam bem, correspondendo à expectativa que tinham do Rotary e às relações de amizade que mantêm com seus sócios, ou com alguns deles, – desejamos que os rotarianos sintam-se por sua vez à vontade na comunhão de seus clubes.

O Rotary não é só ideal, ou só objetivo, ou meramente programa, ou apenas estreitado círculo de relações de amizades; é, principalmente, um grande meio em que deve-se desenvolver a consciência do dever e generalizar-se o espírito de serviço e em que cada um deve procurar caracterizar suas atitudes, seus gestos, suas palavras, com a maior sinceridade, na mais íntima camaradagem, sem pensamentos ocultos, sem reservas, sem receios, sentindo-se todos bem, à vontade, como estivessem na própria casa.

De fato, o clube rotário deve ser encarado como a nossa casa. Nada lhe falta do encantamento dos nossos lares, nem as alegrias que ele nos proporciona, nem o trabalho que nos confere, nem as oportunidades sentimentais que nos possibilita desfrutar, nem as responsabilidades que exornam o nosso caráter quando da exação dos deveres que ele exige de nós. Tudo a levar-nos efetivamente a considerá-lo uma continuidade dos nossos lares e da nossa família, onde devemos nos sentir à vontade na intimidade diária com os nossos companheiros.

Eu me entristeço, pois, quando vejo rotarianos contrafeitos, apegados a etiquetas e a complicadas fórmulas convencionais de pretendida educação social, esquivos e reservados, como estivessem debaixo de austeros protocolos diplomáticos que devessem obedecer com rigor, quando nos nossos clubes penso devemos pautar a nossa vida com a maior lealdade e simplicidade, tratando a todos de fato como companheiros, numa igualdade possivelmente fraternal, a fim de tirar-nos de nossa comunhão o maior rendimento de serviço que for compatível com os nossos esforços.

À sub-comissão de camaradagem e freqüência, cabe um trabalho neste sentido, desarmando ânimos cerimoniosos, estabelecendo a unidade de trato, fazendo com que todos os companheiros se sintam realmente à vontade.

Só nesse ambiente, ambiente de verdadeira confiança, de verdadeira amizade, podem florescer e frutificar os esforços dos rotarianos, apoiados, como deve, na isenção absoluta de preconceitos e de etiquetas, que não são costumes próprios ao Rotary.


Tirado do livro “VERDADES ROTÁRIAS”
De Gerson Mendonça – ex-Governador do Distrito
28. - publicado em 1950.

“Quem é, rotarianamente, mais digno de estima: o que sabe ou o que ignora?
Rotary responde: Os dois, sempre que o que sabe ensina e o que ignora aprende.”

"ÉTICA, UM PRINCÍPIO QUE NÃO PODE TER FIM”

8 de setembro de 2009

Como será o Rotary daqui a 10 anos?

Por Arnold R. Grahl, Notícias do Rotary International

Os mais de 530 governadores eleitos de distrito são unânimes na opinião de que a erradicação da pólio se dará até 2019. Eles também querem que o quadro social cresça muito nos próximos 10 anos, quem sabe para dois milhões de sócios, e que seja mais diversificado e jovem.
Estas foram apenas algumas das ideias levantadas em atividade da assembleia internacional em San Diego, Califórnia, EUA, ocorrida em janeiro, durante a qual os governadores eleitos descreveram como achavam que o Rotary estará daqui a 10 anos.
Este grupo de discussão foi um dos muitos exercícios formados com base no Plano Estratégico do RI de 2007-10, com vistas a ajudar os futuros líderes a identificar as causas de conflitos e os benefícios inerentes à formação de consenso.
Em cada uma das 28 salas de discussão os participantes foram divididos em grupos de quatro pessoas, sendo que algumas das ideias ficaram no topo da lista dos grupos. Praticamente todos acreditam que a pólio será erradicada até 2019. Os mais otimistas acham até mesmo que por esta época os rotarianos estarão celebrando o quinto aniversário de um mundo sem pólio.
Um quadro social de 1,5 milhão, e até de 2 milhões de pessoas, figurou na lista dos grupos, comparado ao atual 1,2 milhão de rotarianos. Cerca de seis grupos querem que as mulheres representem metade do número de sócios no futuro, e outros disseram que elas irão representar 30%. Muitos grupos relataram que esperam ver a primeira mulher presidindo o Rotary até o ano 2019, e alguns esperam que a esta época a organização já contabilize duas mulheres que já tenham ocupado o mais alto cargo rotário.
Os governadores eleitos acham que o Rotary deve atrair sócios jovens, oferecendo mais flexibilidade nos clubes, reuniões sem incluir refeição e taxas mais em conta. Todos eles estão altamente comprometidos com a Missão do Rotary International, sendo importante notar que muitos querem a continuidade do enfoque em recursos hídricos, saúde, combate à fome e alfabetização. Um grupo defendeu que "os altos padrões éticos do Rotary devem estar presentes em todos os segmentos da sociedade".
Os governadores eleitos querem que a organização esteja mais envolvida em assuntos de paz mundial. Pelo menos doze grupos citaram que gostariam de ver o Rotary mais conhecido por seu trabalho em prol do meio ambiente.
Outras ideias discutidas foram: • Projeção da imagem pública do Rotary • Rotary conhecido como a principal opção para estabelecimento de contatos • Maior atenção aos clubes de Novas Gerações • Associação de familiares • Aumento da colaboração com governos em frentes humanitárias • Rotary ganhador do Nobel da Paz

7 de setembro de 2009

7 de Setembro - Independência

"O Grito do Ipiranga" , de Pedro Américo

4 de setembro de 2009

Campanha - erradicação da pólio













Rotary,
A Humanidade em Ação.
clique na foto

Verba de Subsidios Equivalentes inteiramente comprometida



Prezados rotarianos

Em sua reunião de abril, os curadores da Fundação Rotária avaliaram o quanto a crise econômica global afetou a capacidade da Fundação apoiar o excelente trabalho dos rotarianos no mundo. Assim como outras fundações, fomos forçados a reduzir gastos e, por consequência, o orçamento de 2009-10 do programa de Subsídios Equivalentes teve que ser reduzido.

Reconhecendo o importante papel que o programa de Subsídios Equivalentes exerce na melhora das condições de vida de comunidades carentes no mundo todo, os curadores adicionaram US$2,3 milhões ao orçamento de 2009-10, porém neste momento a verba total, inclusive o valor adicionado, já está inteiramente comprometida.

Através dos vários subsídios que pudemos outorgar, nossa Fundação apoiou centenas de projetos excepcionais neste momento de grande necessidade. Os clubes e distritos que não puderam receber Subsídios Equivalentes neste ano rotário devem financiar seus projetos com dinheiro e contribuições do Fundo Distrital de Utilização Controlada em vez de equiparação da Fundação. Os patrocinadores de pedidos pendentes de Subsídios Equivalentes serão notificados sobre esta opção pelo coordenador de subsídios. Saiba que o orçamento do projeto deve ser de no mínimo US$10.000 para que esta opção possa ser considerada.

Em nome dos curadores da Fundação Rotária, agradeço por sua compreensão neste momento de dificuldade econômica. Aguardamos ansiosamente o momento em que nossa Fundação possa novamente ampliar seu apoio aos serviços rotários no mundo inteiro.

Glenn E. Estess Sr.
Presidente do conselho de curadores da Fundação Rotária em 2009-10
Noticias de Rotary International

2 de setembro de 2009

Novas premiações distritais para contribuições à Fundação Rotária



Caro Presidente de Clube,
A Comissão Distrital da Fundação Rotária do nosso Distrito estabeleceu mais duas premiações – uma para clube e uma para rotariano, além daquelas que estão descritas no Guia Distrital do Governador Spitz:
1. Para os clubes que contribuírem com US$100,00 para o Fundo Pólio Plus: botton para ser colocado na bandeira;
2. Para os rotarianos que contribuírem com R$ 30,00 (valor a confirmar) para a Fundação Rotária: distintivo especial.
Tanto a doação equivalente a 100 dólares do Clube, quanto a de 30 reais para rotariano deverão ser feitas em forma de depósito identificado diretamente à Fundação Rotária, respectivamente, como contribuição do Clube ao Fundo Pólio Plus e como contribuição nominal do rotariano, pelo site do Escritório Regional do Rotary International em São Paulo.
Para o Clube e o rotariano fazerem jus às premiações, o clube deverá enviar uma cópia do comprovante do depósito das doações para o fax (21)2638-1382, até o dia 10 de abril de 2010 para possibilitar a listagem da premiação.
As premiações serão entregues na Conferência Distrital.
A participação do seu Clube e dos companheiros é muito importante!!
O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS!!
EGD Olney Ourives
Pres. Comissão da Fundação Rotária
fonte: site distrito 4750.

Novembro, Mês da Fundação Rotária.




NOVEMBRO - MÊS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Novembro é o momento de todos os Rotarianos considerarem as várias maneiras de apoiar e participar dos programas da Fundação Rotária que tem combatido a poliomielite, o analfabetismo, a pobreza e a fome no mundo todo, além de oferecer bolsas educacionais no exterior e oportunidades a jovens profissionais de participarem dos Intercâmbios de Grupos de Estudo.

Para comemorar o Mês da Fundação Rotária, incentiva-se 100% de participação de clubes e rotarianos, os quais podem se envolver de diversas maneiras. É possível colaborar ajudando a encontrar os melhores candidatos para as Bolsas Educacionais e Intercâmbios de Grupos de Estudos; hospedando bolsistas ou membros de equipes de Intercâmbio de Grupos de Estudos em visita ao distrito; fazendo contato com os ex-participantes de programas da Fundação; planejando e implementando um projeto de Subsídios Equivalentes
ou Subsídio 3-H; ou atuando na comissão da Fundação de clube ou distrito.