Todos os anos, mais de 1,2 milhão de rotarianos participa de projetos de prestação de serviços em comunidades ao redor do mundo. Embora esses projetos variem, os problemas que buscam solucionar são universais.
O conselho diretor do RI identificou nove questões que afetam o mundo inteiro e as organizou no Guia Sobre Oportunidades para Prestação de Serviços (veja abaixo).
O guia, que pode ser baixado diretamente do website do Rotary, contém uma visão geral de cada tópico e um resumo do plano de ação e recursos do RI.
Guia sobre Oportunidades para Prestação de Serviços
Crianças em situação de risco
Com o intuito de ajudar crianças de todo o mundo que não dispõem de água potável, alimentos, saneamento básico e ensino fundamental, rotarianos têm se dedicado a projetos que variam de construção de escolas a vacinação contra a pólio.
Pessoas deficientes
Quase 600 milhões de pessoas em todo o mundo são deficientes, sendo que 80% delas vivem em países em desenvolvimento onde o acesso a atendimento médico, treinamento profissional e empregos é limitado. Desde 1913, rotarianos vêm realizando projetos para amenizar essa situação.
Saúde pública
A cada ano, milhões de pessoas morrem de complicações de doenças preveníveis como a Aids e a malária, e o número de mortes em parto ou por doenças transmitidas pela água é estarrecedor.
Os Rotary Clubs ajudam a reparar famílias e comunidades através da doação de equipamentos a clínicas médicas, bem como de financiamento de cirurgias para crianças com problemas congênitos.
Compreensão e boa vontade internacional
Na última década, milhões de pessoas pereceram em conflitos armados que já custaram ao mundo trilhões de dólares. Os Rotary Clubs fomentam a compreensão mundial através de projetos internacionais que promovem a boa vontade e o desenvolvimento econômico e social das comunidades.
Alfabetização e ensino de aritmética
Cerca de 800 milhões de pessoas não têm habilidades básicas de leitura e aritmética. Para aliviar esta situação, rotarianos doam livros, constróem escolas e atuam como tutores.
Problemas populacionais
Alguns dos maiores desafios do mundo hoje — fome, pobreza, doenças e danos ao meio ambiente — são um reflexo da dinâmica populacional de uma região. Há muito os rotarianos ajudam as comunidades em diversos aspectos, desde assistência pré-natal e apoio às mulheres, ao desenvolvimento de habilidades profissionais e geração de empregos.
Pobreza e fome
Mais de um bilhão de pessoas sobrevive com menos de US$1 por dia, e a fome e a desnutrição assolam as populações menos favorecidas. Os rotarianos desenvolvem milhares de projetos de prestação de serviços que ajudam as comunidades a superar o problema, como programas de crédito rotativo e treinamento em técnicas agrícolas.
Preservação do planeta
O aumento da poluição, práticas agrícolas rudimentares e mau uso da terra sacrificam cada vez mais o meio ambiente. Há anos os rotarianos vêm criando projetos ambientais, como construção de parques e programas de reciclagem.
Assuntos urbanos
Até o ano de 2030, a população urbana atingirá a marca de 5 bilhões de habitantes, tornando recursos como habitação, emprego, água potável e saneamento básico cada vez mais escassos. Da construção de abrigos para vítimas de violência doméstica à plantação de hortas comunitárias, os rotarianos vêm tentado solucionar alguns dos maiores desafios enfrentados pelas populações urbanas.
Grupos de apoio
Todos os anos, o presidente do Rotary International seleciona ênfases para os projetos da organização, muitas vezes relacionadas ao lema daquele ano rotário e geralmente focadas em questões globais como alfabetização, saúde, fome e recursos hídricos. Com o intuito de incentivar e apoiar o envolvimento de rotarianos nessas questões, o presidente do RI indica anualmente novos grupos de ação à Rede Global de Grupos de Rotarianos .
fonte: rotary.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário