Rio de minha terra
De Oliveiro Teixeira
Itabapoana majestoso
Que banha a minha cidade,
Vai caminhando sinuoso,
Levando a minha saudade.
Nasce no Caparaó, a grande serra,
Banha Rosal e suas rosas perfumadas,
Forma a cachoeira da Fumaça e do Inferno,
Sempre brilhando sob as noites enluaradas.
Vai caminhando para o seu destino
Que o oceano o conduz;
Leva consigo mágoas e tristezas
Do povo de Bom Jesus”
O Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana inicia mais uma tentativa de renovar antigas campanhas de vários segmentos de nossa região em prol do nosso Rio Itabapoana.
Não é preciso descrever ou apontar os ataques que nosso rio vem sofrendo no longo dos anos. Basta um “passeio” em suas margens para ver e sentir sua agonia. E, se aguçarmos nossa audição, com certeza vamos ouvir também seu lamentoso pedido de socorro.
Temos todos nós, poder público e comunidade, de sermos sensíveis à situação degradante que se encontra o Rio de Nossa Terra, incluindo aí, toda sua bacia, do Caparaó até Barra do Itabapoana. Não podemos deixar as responsabilidades somente para o Poder Público. Temos que formar uma grande parceria, pois somos todos responsáveis visto que nossa saúde depende de boa água, e água do Rio Itabapoana.
Nossa intenção é sensibilizar a todo bonjesuense, todas as instituições e daí formar uma grande frente em prol do Rio Itabapoana, pois o cuidado com água é questão também de educação com reflexo no desenvolvimento de uma região, de um País. Temos de conscientizar a todos sobre a importância do uso racional da água assim como temos de proteger os rios e as águas subterrâneas
Vamos agir enquanto é tempo, pois como bem escreveu Guimarães Rosa, “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba”.
Este é o convite que o Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana apresenta a todos os bonjesuenses.
Nilton Kelly
Nenhum comentário:
Postar um comentário