5 de outubro de 2012

POLIO, novo compromisso do Rotary.




Rotary anuncia mais 75 milhões de dólares para combater a pólio

Brasil Rotário
O Rotary International assumiu um novo compromisso financeiro de 75 milhões de dólares nos próximos três anos para aIniciativa Global de Erradicação da Pólio(Igep). O Rotary, que já contribuiu cerca de 1,2 bilhão de dólares à iniciativa, anunciou esse comprometimento no dia 27 de setembro, em um evento especial sobre a erradicação da paralisia infantil, convocado por Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.

O evento "Nosso Compromisso com as Próximas Gerações: O Legado de um Mundo Livre da Pólio” reuniu líderes dos países endêmicos, representantes de governos doadores, os parceiros da Igep, e a mídia, para destacar a necessidade urgente de terminar o trabalho de erradicação global da poliomielite. Embora o vírus selvagem da pólio seja endêmico apenas no Afeganistão, Paquistão e Nigéria, outros países ainda correm o risco de reestabelecer a transmissão do vírus "importado" desses três países.

Ban Ki-moon pediu aos Estados Membros da ONU para reforçarem seu apoio à Igep, lançada em 1988 pelo Rotary, a Organização Mundial da Saúde, o Unicef e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. A parceria agora inclui o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates e da Fundação das Nações Unidas.

“É essencial que os governantes honrem seu comprometimento com a erradicação da pólio, se quisermos atingir nossa meta de um mundo livre dessa doença”, disse Wilfrid Wilkinson, chair da Fundação Rotária. “Nunca estivemos tão próximos do sucesso, e devemos aproveitar este momento e cumprir nossa promessa para as crianças do mundo.”

Além disso, O Banco Islâmico de Desenvolvimento anunciou um empréstimo ao governo do Paquistão para a erradicação da paralisia infantil. A Fundação Gates vai pagar pelos juros do empréstimo em nome do Paquistão.

Os comprometimentos de fundos adicionais seguem a declaração feita em maio, na Assembleia Mundial da Saúde, de que a pólio é uma "emergência para a saúde pública global". Os casos de poliomielite foram reduzidos em 99% desde 1988, quando a doença assolava cerca de 350.000 crianças por ano. Embora o número de casos mundiais seja o mais baixo já visto no momento (menos de 150 em 2012 até 19 de setembro), o déficit monetário de 790 milhões de dólares até 2013 já prejudica atividades de imunização em países afetados pela doença. Se a erradicação falhar e a pólio voltar, cerca de 200.000 crianças por ano podem ser paralisadas.

“O fracasso na erradicação da pólio é imperdoável”, afirmou a Dra. Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde.

O Rotary e os parceiros na IGEP já vacinaram mais de 2,5 bilhões de crianças, evitando mais de 8 milhões de casos de paralisia infantil e centenas de milhares de mortes. O papel principal do Rotary é com a arrecadação de fundos e busca de apoio.

O Rotary lançou um novo site para agregar mais apoio na erradicação. Várias pessoas assinaram uma petição no site para pedir aos líderes mundiais que comprometam recursos adicionais para cobrir o déficit. Wilkinson apresentou as assinaturas em nome do Rotary durante o evento da ONU.

- Assista a uma gravação do evento da ONU.
Leia mais sobre o trabalho do Rotary na erradicação da pólio.
Assine a petição on-line.

* Rotary International.

Na foto: A partir da esquerda, secretário-geral do RI, John Hewko, vice-chair da Comissão Polio Plus, John Germ, rotariano canadense e sobrevivente da pólio, Ramesh Ferris, e o chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, Wilfrid Wilkinson, em evento da ONU sobre erradicação da paralisia infantil. Wilkinson tem em mãos a petição com assinaturas coletadas no novo site do RI de combate à pólio.

Nenhum comentário: